O Ensino Religioso No Brasil

A obra O Ensino Religioso No Brasil cumpre o papel de trazer à memória o desenvolvimento das pesquisas desta área do conhecimento.

A presente edição revista e ampliada da obra O Ensino Religioso No Brasil, organizada por Sérgio Junqueira e Raul Wagner, insere-se de forma oportuna na caminhada em prol do Ensino Religioso em nossas escolas, trazendo um olhar retrospectivo, circunspecto e propositivo em termos do Ensino Religioso no País, que abrange desde abordagens históricas e legais até reflexões de cunho mais epistemológico e pedagógico, discorrendo sobre fundamentos e concepções elaborados por atores e autores que foram e são protagonistas desta história do Ensino Religioso no Brasil, sobretudo nos últimos quinze anos de sua caminhada, a partir da criação do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), em 25 de setembro de 1995.

É bem interessante (re)ler a apresentação à primeira edição, escrita em 2004 por Lurdes Caron, pois revela o olhar de uma docente pesquisadora dessa área de conhecimento, na ocasião coordenadora do FONAPER, assim como eu que, enquanto coordenador na gestão 2008-2010, tenho o privilégio de fazer a apresentação à sua segunda edição revista e ampliada.

Quero iniciar a apresentação desta segunda edição da obra ressaltando alguns aspectos que, a meu ver, caracterizam o momento atual do Ensino Religioso no Brasil e os desafios daí advindos para todos os que atuam na área, a saber: (des)continuidades, docência em formação e soluções a encontrar. Valho-me, para tanto, de títulos de destaque de minha autoria, publicados no site do FONAPER, para retratar o panorama atual do Ensino Religioso no País, situando neste contexto o lançamento da segunda edição revista e ampliada do livro O Ensino Religioso no Brasil.

A presente reedição da obra cumpre o papel de trazer à memória o desenvolvimento das pesquisas desta área do conhecimento. Trata-se de uma publicação resultante do Ano Brasileiro do Ensino Religioso, com um olhar retrospectivo, circunspectivo e propositivo, num leque bem abrangente em termos de assuntos discutidos, desde abordagens históricas e legais até reflexões de cunho mais epistemológico e pedagógico, discorrendo sobre fundamentos e concepções, de autoria de atores que foram e são protagonistas desta história do Ensino Religioso no Brasil, sobretudo nesses últimos quinze anos de sua caminhada, a partir da criação do FONAPER, em 25 de setembro de 1995.

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É bem interessante (re)ler a apresentação à primeira edição, escrita em 2004 por Lurdes Caron, pois revela o olhar de uma docente pesquisadora dessa área de conhecimento, na ocasião coordenadora do FONAPER, assim como eu que, enquanto coordenador na gestão 2008-2010, tenho o privilégio de fazer a apresentação à sua segunda edição revista e ampliada.

Quero iniciar a apresentação desta segunda edição da obra ressaltando alguns aspectos que, a meu ver, caracterizam o momento atual do Ensino Religioso no Brasil e os desafios daí advindos para todos os que atuam na área, a saber: (des)continuidades, docência em formação e soluções a encontrar. Valho-me, para tanto, de títulos de destaque de minha autoria, publicados no site do FONAPER, para retratar o panorama atual do Ensino Religioso no País, situando neste contexto o lançamento da segunda edição revista e ampliada do livro O Ensino Religioso no Brasil.

A presente reedição da obra cumpre o papel de trazer à memória o desenvolvimento das pesquisas desta área do conhecimento. Trata-se de uma publicação resultante do Ano Brasileiro do Ensino Religioso, com um olhar retrospectivo, circunspectivo e propositivo, num leque bem abrangente em termos de assuntos discutidos, desde abordagens históricas e legais até reflexões de cunho mais epistemológico e pedagógico, discorrendo sobre fundamentos e concepções, de autoria de atores que foram e são protagonistas desta história do Ensino Religioso no Brasil, sobretudo nesses últimos quinze anos de sua caminhada, a partir da criação do FONAPER, em 25 de setembro de 1995.

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