Nas últimas décadas do Século XX, as sociedades ocidentais sofreram profundas transformações com forte repercussão na universidade, dentre as quais se destacam: crises no âmbito do Estado, disseminando-se a ideia de que esse não é suficientemente capaz de assegurar a educação como um bem público; a reestruturação do mundo do trabalho com a redução e complexificação dos postos de trabalho, colocando em questão o modelo de gestão taylorista/fordista; o aumento da concentração da riqueza, em cada país e no mundo, e, consequentemente, do desemprego, do trabalho precário, da insegurança, da pobreza e da violência; crise de valores que afeta a vida das pessoas que se expressa na diluição do sentido de comunidade e, em contrapartida, na afirmação da competitividade e dos interesses individualistas; revolução das tecnologias de informação e da comunicação que mudou a vida cotidiana de maneira irreversível; e abundância de conhecimentos e teorias, que, graças à contínua produção, possuem datas de validade limitada
A obra Problematização E Produção Criativa: Ressignificando O Ensino E A Aprendizagem Na Universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras.
Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino.
São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas.
São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; a argumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.