
Aprender música, principalmente por meio de partituras musicais, é uma tarefa difícil, mesmo para pessoas que não possuem problemas visuais. O aprendizado musical demanda anos de esforço e de dedicação.
Por outro lado, a tarefa de aprender música, para uma pessoa com deficiência visual, é bem mais complexa. Além da complexidade do Código Braille para música (Musicografia Braille), existem poucas pessoas capacitadas a ensinar música por meio dele.
Este livro apresenta uma solução que busca tanto simplificar a codificação da escrita e leitura musical através de células de pontos em relevo, como, também, tornar o ensino de notação musical e o aprendizado mais atrativos, exigindo das pessoas com deficiência visual, cegos e seus assistentes, um menor esforço, menor tempo e menor dedicação.
O sistema proposto, a Musicografia Lima, teve seus fundamentos na pesquisa defendida e aprovada na tese de doutorado de um dos autores, Sandra F. O. Lima, na Universidade Federal de Uberlândia em 2013.
Este livro apresenta uma nova estrutura padrão de eventos musicais com quatro células de matriz de pontos em relevo (células Braille) em vez de seis células conforme a referida tese propôs. Isso simplifica a codificação musical, bem como facilita o aprendizado e memorização dos códigos pelos cegos e pessoas com baixa visão, bem como a aprendizagem musical.
O método proposto tem como base o paradigma da codificação decimal proposta por Braille e o paradigma numérico já utilizado na codificação internacional de eventos musicais.
O método desta musicografia apresenta um paradigma que permite, com um menor esforço e menor dedicação, a capacitação dos professores, dos familiares e dos assistentes das pessoas com deficiência visual no aprendizado da notação Musical aqui proposta.
Destaca-se ser isso relevante devido ao fato de que, uma vez que o assistente aprenda o paradigma e consiga ler as músicas, ficará mais fácil ensinar à pessoa com deficiência visual sob sua tutela, uma notação musical formal, no caso, a Musicografia Lima.

[ca-sidebar id=”2830










