Forgep: Projeto De Formação De Gestores Públicos

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O Projeto de Forgep teve dois objetivos centrais que, como veremos no decorrer deste trabalho, foram superados: a formação de 500 gestores públicos municipais e de organizações sociais, em 23 municípios de 5 estados brasileiros; o mapeamento de processos, desenvolvimento e implementação de instrumentos de gestão de projetos.
O intuito era criar uma nova cultura de gestão de projetos que pudesse potencializar e viabilizar a execução de políticas públicas para a população local.
A metodologia adotada e as propostas de ação a ela atreladas têm por referência o universo de princípios políticos e pedagógicos desenvolvidos por Paulo Freire. Assim, a realidade dos sujeitos envolvidos é o ponto de partida para o exercício da práxis (ação/reflexão/ação), a fim de que o resultado final seja o empoderamento local.
O trabalho de formação foi realizado em forma de oficinas, direcionadas aos gestores públicos municipais, em especial os funcionários de carreira, e aos gestores de organizações sociais de distintas naturezas temáticas. Contou, ainda, com um seminário de abertura e outro, de encerramento, nos quais foram convidados palestrantes para desenvolver temas gerais da gestão.
O trabalho de mapeamento e processos de gerenciamento de projetos foi desenvolvido em visitas, encontros, reuniões e formação de equipe em cada um dos municípios envolvidos no projeto, por especialista na área.

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O Projeto de Forgep teve dois objetivos centrais que, como veremos no decorrer deste trabalho, foram superados: a formação de 500 gestores públicos municipais e de organizações sociais, em 23 municípios de 5 estados brasileiros; o mapeamento de processos, desenvolvimento e implementação de instrumentos de gestão de projetos.
O intuito era criar uma nova cultura de gestão de projetos que pudesse potencializar e viabilizar a execução de políticas públicas para a população local.
A metodologia adotada e as propostas de ação a ela atreladas têm por referência o universo de princípios políticos e pedagógicos desenvolvidos por Paulo Freire. Assim, a realidade dos sujeitos envolvidos é o ponto de partida para o exercício da práxis (ação/reflexão/ação), a fim de que o resultado final seja o empoderamento local.
O trabalho de formação foi realizado em forma de oficinas, direcionadas aos gestores públicos municipais, em especial os funcionários de carreira, e aos gestores de organizações sociais de distintas naturezas temáticas. Contou, ainda, com um seminário de abertura e outro, de encerramento, nos quais foram convidados palestrantes para desenvolver temas gerais da gestão.
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