A adoção de práticas sociais e ambientais melhoram a qualidade de vida das pessoas e viabilizam o desenvolvimento sustentável. As estratégias sustentáveis de longo prazo incluem cuidados com os efeitos provocados pelas atividades empresariais, preocupando-se com os aspectos ambientais, sociais e econômicos.
O objetivo desta obra é disseminar as Melhores Práticas de Sustentabilidade das empresas e demais entidades associadas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), participantes da 1ª edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade.
Os oito casos relatados incluem práticas de destinação ambiental adequada de resíduos; obras de engenharia no modelo sustentável; incentivo de hábitos mais sustentáveis na comunidade; doações de sistemas fotovoltaicos às entidades beneficentes; facilitação do trabalho dos catadores de resíduos; práticas de convivência educativa que oportuniza a inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade; e desenvolvimento do agronegócio regional com estímulo aos pequenos agricultores.
As empresas e entidades promotoras das ações relatadas na obra foram premiadas pelas contribuições geradas à sociedade e ao planeta. Essa publicação tem o intuito de inspirar outras empresas e entidades a se envolverem na promoção do desenvolvimento sustentável.
O objetivo da premiação foi plenamente atingido, integrando premiados e mostrando para a sociedade regional que podemos agir de forma diferente, com comprometimento para com o futuro do nosso planeta.
Ao estabelecermos o escopo do projeto, tinha-se a concepção de valorizar aquelas empresas que atuam de forma a responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mas, além deste reconhecimento, mostrar para a sociedade o que temos de valorosos projetos, que necessitam do nosso apoio e envolvimento.
Foram várias as empresas que participaram da referida premiação, e somente algumas distinguidas com os prêmios, estas que realmente têm no DNA de suas organizações um conjunto de ações que merecem ser conhecidas por toda a sociedade.
Cabe ressaltar que a presença e o envolvimento dos participantes, mesmo os que não foram vencedores, também merecem o máximo respeito e consideração pela sua preocupação com o ser humano e as futuras gerações.