Esta obra é resultado de um esforço coletivo para colaborar com as pesquisas sobre o jornalismo na cidade de Imperatriz-MA, localizada no sudoeste do Estado.
O objetivo é identificar as práticas jornalísticas e documentar as memórias desses homens e mulheres que apostaram nas notícias enquanto parâmetro para a sociedade conhecer o mundo.
É uma iniciativa que busca empreender uma jornada mais crítica e abrangente rumo ao fenômeno jornalístico no século XXI. Entendemos que os rótulos atribuídos ao campo, ora como uma forma de narrar ou um simplório processo comunicacional, não contemplavam a natureza complexa da área, permeada por conhecimento, jogo de forças e múltiplos discursos.
Apreendemos o Jornalismo como um modo de desvelar o presente, de traduzir para os públicos certa movimentação de um mundo intenso e contraditório a ser transformado permanentemente.
Sabemos, por outro lado, que o Jornalismo não abarca a totalidade da realidade, como tanto projetam falsamente os empresários no afã de acondicioná-lo à lógica da mercadoria.
Conhecer o Jornalismo, de forma crítica e alargada, nos obriga a pesquisar e dominar seus caracteres específicos, à luz de outros saberes das áreas da Política, Antropologia, Filosofia, Linguagem e da História, entre outras.
Nenhum conhecimento se desvela isoladamente, porque a vida não pode ser explicada sob um feixe, a vida é multiplicidade, é imbricamento.
Essa travessia é árdua, talvez uma das mais difíceis, a natureza dos processos comunicacionais é interdisciplinar, uma ação que nem sempre é fácil e compreendida no mundo acadêmico, acostumados a disciplinas isoladas e a diálogos que pouco se concretizam.
Por isso, convidamos o leitor a desbravar os achados das pesquisas, aqui transformadas em artigos científicos.
Professores e estudantes do Curso de Jornalismo/UFMA Imperatriz, ao longo dos primeiros dez anos daquela graduação, objetivaram entender a realidade local e o Jornalismo que foi se efetivando através de ações isoladas, empreendimentos empresariais, demandas políticas e interesses coletivos, em um Estado atravessado por desigualdade social e lutas históricas.