
O desafio de produzir uma educação promotora da cidadania, da equidade, da justiça social, atenta à diversidade humana e formadora de sujeitos criativos, autônomos e com a consciência social e crítica constitui-se num processo permanente e que envolve a participação de atores/grupos sociais diversos: a família, a escola, as/os professoras(es), a equipe pedagógica, o Estado.
À frente dessa empreitada que é a construção do processo educacional e formação cidadã de crianças estamos nós, professoras(es), que tem, ao mesmo tempo, o compromisso e o privilégio de trabalhar diretamente com o componente principal do trabalho pedagógico: as/os alunas(os).
Em nossa atividade docente, diariamente, nos deparamos com diversos desafios, quase sempre extremamente complexos, pois, para além dos conteúdos das áreas de conhecimento exigidos para o processo de ensino e aprendizagem, temos a responsabilidade de auxiliar no processo de formação das identidades dos diferentes sujeitos que nos relacionamos no espaço da sala de aula.
Diálogos Pedagógicos Com Professoras(es) Da Educação Infantil como mecanismo auxiliar da (re)construção da identidade étnico-racial é um convite para troca de experiências e implicações de nossa atividade docente no universo do ensino infantil.
Esta produção objetiva auxiliar as/os educadoras(es) e todos os sujeitos envolvidos no processo de construção do saber na Educação Infantil a refletir e (re)construir uma prática pedagógica, por meio da contação de histórias, que atenda com respeito, cuidado e responsabilidade a diversidade de indivíduos que forma nossa sociedade e, consequentemente, encontram-se presentes nos espaços escolares.
Espero contribuir para a melhoria da Educação Infantil no município de Maragogipe-BA, bem como para a realidade do ensino e cuidado de crianças em outros realidades do Recôncavo, da Bahia e do Brasil.
Seguirei acreditando que a esperança, o preparo e o engajamento social e político das/os professoras(es) do ensino infantil é uma dos caminhos possíveis para construção da sociedade ética, justa, equânime, coletiva e solidária que desejamos e merecemos.











