Geografia Histórica Do Café No Vale Do Rio Paraíba Do Sul

Rogério Ribeiro De Oliveira & Adi Estela Lazos Ruíz (Orgs.) - Geografia Histórica Do Café No Vale Do Rio Paraíba Do Sul

O passado sempre foi uma solução problemática para os geógrafos, um recurso explicativo que muitas vezes acaba por obliterar a chave interpretativa genuinamente geográfica – o espaço ou a “ordem espacial”.

De fato, há que se conceder que o discurso genético, se aplicado de maneira teoricamente descomprometida, pode transformar os estudos de Geografia Histórica em meros “antiquarismos espaciais” que, por mais interessantes que sejam, pouco ou nada contribuem para o avanço da ciência geográfica.

Basicamente, isso significa que os geógrafos, como notou Milton Santos, precisam saber como “empiricizar o tempo” com base numa perspectiva espacial. O problema, portanto, é onde encontrar o passado, questão colocada por Rogério Oliveira, Adi Lazos e colaboradores num dos primeiros capítulos e que, de algum modo, sintetiza todas as preocupações dos autores que contribuem com este volume sobre a Geografia Histórica Do Café No Vale Do Rio Paraíba Do Sul.

Como resposta à questão sobre o onde do passado, Santos propôs que o tempo fosse estudado por meio de formas ou objetos espaciais que o geógrafo encontra no (seu) presente, ou seja, na paisagem. Sejam elas arranha-céus, voçorocas ou rios retificados, cada período histórico deixa marcas na superfície terrestre, formas materiais que garantem a própria continuidade da história social, cultural e política.

Cada novo ser humano nasce em meio a objetos com idades as mais variadas, alguns implantados/modelados na época de seus pais; outros, na de seus avós; e outros, ainda, na de seus tataravós – ou mais antigos, para não falar das forças não humanas que operam nas escalas biológica (evolucionária) e geológica.

Geografia Histórica Do Café No Vale Do Rio Paraíba Do Sul traz reflexões, estudos e propostas de revitalização e sustentabilidade para a região do Vale do Paraíba. A obra percorre a história da passagem do café pelo Vale do Rio Paraíba mostrando tanto o olhar geográfico e histórico ambiental quanto os custos ecológicos e sociais acarretados no período.

Geografia Histórica Do Café No Vale Do Rio Paraíba Do Sul é fruto da disciplina Ecologia Histórica do café, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio. Nela foram feitos vários trabalhos de campo, sendo São José do Barreiro (interior de São Paulo) o verdadeiro centro de operações, onde foi observada a relação da região com o passado, em todas as suas dimensões.

A obra é organizada em quatro partes. A primeira é teórico-metodológica e apresenta alguns embasamentos para os estudos da paisagem. A segunda ocupa-se também da paisagem, mas leva em consideração, principalmente, a presença do café no século XIX. A terceira trata do paleoterritório do café, enfocando resultantes e perspectivas frente a um passado que desconsiderou os alicerces sociais e ecológicos desse empreendimento. Já a quarta e última parte apresenta propostas concretas para a realidade do Vale do Paraíba.

 

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Geografia Histórica Do Café No Vale Do Rio Paraíba Do Sul

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog