Abrindo o segundo volume e a quarta seção, intitulada “A Segurança Internacional” e o Sul, temos os textos de Gabriel Orozco Restrepo, Luis Eduardo Tibiletti, Thiago Rodrigues e Sergio Aguillar.
O relevante texto de Gabriel Orozco Restrepo versa a respeito de tema bem característico da temática do Sul, qual seja, a constituição da UNASUL desde 2008 e seu processo de formação institucionalizada de integração regional. Consoante à critica das perspectivas que tratam deste temário sob a óptica do Norte, Restrepo mostra que os conceitos tradicionais não se ajustam plenamente à questão em pauta, demandando uma nova categorização adequada às particularidades sul-americanas, além da necessidade de uma nova etapa que articule as intenções da UNASUL.
A importante contribuição subsequente de Luis Eduardo Tibiletti se circunscreve às transições democráticas no Cone Sul no sentido de mostrar os limites e desafios que estão colocados nas abordagens e análises de securitização e dessecuritização das análises referentes ao tema em pauta.
Tal linha de raciocínio é empreendida ao buscar debruçar-se sobre o caso argentino em comparação a outros processos regionais.
A reflexão atual e instigante de Thiago Rodrigues lança luzes sobre as várias possibilidades em perspectiva genealógica foucaultiana no que tange à militarização do combate ao narcotráfico no Brasil. Para tal, são analisados recentes programas de pacificação de favelas e a longa trajetória de tradição do emprego de militares em questões de ordem doméstica.
O texto de autoria de Sergio Aguillar traz significativa discussão sobre os principais mecanismos regionais e sub-regionais que tratam de segurança na Ásia, África e América do Sul. Está contemplada neste capítulo também uma análise sobre a natureza dos arranjos cooperativos referidos, bem como sua situação atual em termos de sua relevância para a segurança global.
A quinta e última seção do livro, mas não menos importante, é intitulada “Instituições Políticas Internacionais, política externa e integração regional: perspectivas a partir do Sul”. Ela fecha com brilhantismo o livro, trazendo as contribuições de capítulo de autoria conjunta de Dawisson
Belém Lopes, Guilherme Casarões e Carlos Frederico Gama, seguido de contribuição de Karina Mariano, um capítulo de autoria a quatro mãos de Haroldo Ramanzini Júnior e Pedro Feliú Ribeiro, outro capítulo de Roberto Goulart Menezes e Mariana Costa Guimarães Klemig, um texto de Pedro Silva Barros e o capítulo final de Paula Regina de Jesus Pinsetta Pavarina.
Visões Do Sul: Crise E Transformações Do Sistema internacional Vol. II
- Ciências Sociais, Relações Internacionais
- 5 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.