
Pesquisa Social é uma obra clássica que reúne os mais importantes métodos de pesquisa, possibilitando ao leitor o acesso aos instrumentos básicos que serão utilizados para melhorar as técnicas e sua eficaz aplicação em novas áreas que exigem imaginação e criatividade.
Trata-se de um texto objetivo e introdutório, com destaque para os seguintes assuntos: formulação de problemas, planejamento da pesquisa e coleta de informações, elaboração de um plano de pesquisa, execução da pesquisa, análise das técnicas de coleta e codificação de dados, preparação de questionários, amostragem, testes e escalas de atitudes, concluindo com a elaboração do relatório de pesquisa.
Livro-texto para as disciplinas Métodos e Técnicas de Pesquisa e Metodologia de Pesquisa dos cursos de Educação, Sociologia, Psicologia, Comunicação Social e Economia.
Leitura complementar para as disciplinas Pesquisa de Mercado e Pesquisa de Opinião dos cursos de Administração e Comunicação Social. Leitura de interesse para pesquisadores e profissionais da área de Pesquisa de Mercados.
Livro de referência para estudantes de pós-graduação envolvidos na preparação de teses e dissertações acadêmicas.
Roberto Jarry Richardson é licenciado em Sociologia pela Universidade Católica do Chile, M. A. em Sociologia da Educação pela Stanford Univrslty, PhD em Educaçâo também pela mesma universidade e pós doutorado em Educação pela Stanford UniversIty e University of Massachusetts. É professor de Técnicas de Pesquisa em Educação I e II e coordenador de Pesquisa de Mostrado em Educação na Universidade Federal da Paraíba(UFPb).











