O IV Seminário de Inovação Pedagógica (SIP) é uma ação interinstitucional do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). O SIP é um projeto de extensão registrado na Unipampa que, desde 2017, tem sido realizado de forma articulada entre os campi de Bagé e Uruguaiana, estando em sua quarta edição, todas elas promovidas a partir da ênfase na temática de estudos e pesquisas do GRUPI, a inovação pedagógica.
Assumimos a inovação pedagógica como um constructo coletivo e a demarcamos no campo teórico-conceitual como “um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos”,.
Em 2020, o IV Seminário de Inovação Pedagógica: vivências democráticas na relação ensino-aprendizagem foi organizado pela Unipampa em parceria com outras instituições, UFPEL e UFPR. Neste ano, o contexto da Pandemia da COVID-19 exigiu de todos nós adaptações, reinvenções e, é claro, novas vivências e aprendizagens, em especial, com o uso das tecnologias. Neste contexto, o SIP também precisou se reinventar e, depois de 3 edições presenciais, fomos desafiados a realizar o evento no formato virtual.
O livro contém os relatos de vivências com inovação pedagógica na relação ensino-aprendizagem na Educação Básica e na Educação Superior, ressignificados no coletivo e permeados por reflexões teórico-conceituais.
O texto de abertura do e-book, intitulado “Inovação Pedagógica: contribuições para uma Perspectiva Crítica”, foi produzido por um dos convidados especiais do IV SIP, o educador Celso Vasconcellos. Na sequência, os 54 trabalhos socializados estão organizados da seguinte forma: na Sala 1 – Metodologia A, temos 9 produções escritas; na Sala 2 – Metodologia B , 10; na Sala 3 – Metodologia C, 6 trabalhos; Sala 4 – Currículo, 7; na Sala 5 – Artefatos e Ferramentas Pedagógicas, 5 produções; na Sala 6 – Formação Docente A, 6; na Sala 7 – Formação Docente B, 5 escritas; e na Sala 8 – Inter-relação na Gestão da Educação, 6 trabalhos.
Desejamos que vocês, queridos(as) leitores(as), sintam-se acolhidos para a leitura deste e-book e ao fazê-lo, desfrutem de momentos agradáveis e inspiradores de outras práticas inovadoras pedagógicas!