Castilhismo: Uma Filosofia Da República
– Este ensaio caracteriza o castilhismo como uma filosofia política que, inspirando-se no positivismo, substituiu a ideia liberal do equilíbrio entre as diferentes ordens de interesses, como elemento fundamental na organização da sociedade, pela ideia da moralização dos indivíduos através da tutela do Estado.
Para a filosofia política castilhista, como para todo o pensamento positivista, a falência da sociedade liberal consistia em basear-se nas transações empíricas fruto da procura dos interesses materiais. As críticas dos castilhistas aos liberais brasileiros inspiraram-se neste ponto.
A polêmica sustentada por Castilhos no Congresso Constituinte (1891) é exemplo ilustrativo: o líder gaúcho propunha a instauração de um regime moralizador, baseado não na preservação de sórdidos interesses materiais, mas fundado nas virtudes republicanas.
Como a proposta não foi ouvida pelos constituintes, decidiu encarnar sua ideia no governo do Rio Grande do Sul, e o conseguiu, com a elaboração e a prática da Constituição Estadual de 14 de julho de 1891, que se perpetuaria no Rio Grande até 1930.
Num momento em que o país pretende consolidar a abertura democrática, é de vital importância fazer um balanço aprofundado das raízes históricas do nosso autocratismo.
Nesse contexto, o estudo do castilhismo é exigência de primeira ordem, pois sem ele não poderemos compreender o fenômeno do autoritarismo que se consolidou com o Estado Novo de Getúlio e que teve como fonte inspiradora o castilhismo em que se formou o líder são-borjense.
Castilhos não foi um teórico da política. Foi mais um político que deu início a um “modus agendi” e a uma conceituação muito pessoais sobre o exercício do poder.
As peculiaridades do autoritarismo castilhista não podem ser explicadas através de simples referência à filosofia de Augusto Comte. Castilhos inspirou-se nele. mas deu ao seu conceito de política traços inéditos, frutos da sua personalidade e das condições concretas que viveu o Republicano Rio-Grandense na sua luta com a antiga elite sul-rio-grandense.