Renata Torres Mattos Paschoalino De Souza & Outros (Orgs.) – O Que Fazem Os Cientistas

Nesta obra, o objetivo é destacar os textos de divulgação científica como recurso de ensino e de aprendizagem.

Renata Torres Mattos Paschoalino De Souza, Daniel Matheus Da Silva & Ana Cláudia Kasseboehmer (Orgs.) – O Que Fazem Os Cientistas: Textos De Divulgação Científica Para O Ensino E A Aprendizagem De Ciências

A divulgação científica tem como objetivo popularizar e democratizar o acesso ao conhecimento científico para quem não está ou ainda não está envolvido ou envolvida com Ciência. Por isso, a divulgação científica e seus recursos podem ser aproveitados para inovar as aulas de Ciências e tornar os processos de ensino e de aprendizagem mais significativos. Nesta obra, o objetivo é destacar os textos de divulgação científica como recurso de ensino e de aprendizagem.

Os documentos legais que discutem o currículo da Educação Básica ressaltam a necessidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita nos estudantes. Se essa responsabilidade for compartilhada entre professores de diferentes áreas do conhecimento, além de os resultados poderem ser mais efetivos, possibilitará também a integração entre professores e entre áreas.

Nesse contexto, a produção de textos de divulgação científica como atividade de ensino pode ser aplicada pelos professores de Ciências Naturais ou trabalhando conjuntamente com os professores da área de Linguagens.

Ainda, outros enfoques podem ser considerados oportunizando um trabalho interdisciplinar. Por exemplo, o estudo da pesquisa de um cientista para a produção do texto de divulgação científica pode envolver também compreender a natureza das ciências, ou seja, os métodos e os processos de validação da produção de novos conhecimentos e as relações das ciências com a sociedade. Com isso, os professores da área de Ciências Humanas também podem agregar muito valor para essa atividade.

O livro inicia com uma discussão sobre as possibilidades e benefícios do uso e da produção de textos de divulgação científica por estudantes da educação básica. Também são apresentados alguns textos que explicam o que diferentes grupos de pesquisa de universidades e institutos de pesquisa públicos do Estado de São Paulo fazem.

Esses textos foram produzidos para orientar algumas das atividades de extensão de uma universidade pública. Espera-se que o uso e a produção de textos de divulgação científica contribuam para melhorar a aprendizagem de conceitos científicos e para desenvolver a destreza em pesquisa, leitura e escrita dos estudantes.

Os textos selecionados abordam temas comuns ao cotidiano dos estudantes e podem ser utilizados para contextualizar um novo conteúdo e para estimular a discussão sobre a ciência e sua importância no Brasil.

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Renata Torres Mattos Paschoalino De Souza & Outros (Orgs.) – O Que Fazem Os Cientistas

Nesta obra, o objetivo é destacar os textos de divulgação científica como recurso de ensino e de aprendizagem.

Renata Torres Mattos Paschoalino De Souza, Daniel Matheus Da Silva & Ana Cláudia Kasseboehmer (Orgs.) - O Que Fazem Os Cientistas: Textos De Divulgação Científica Para O Ensino E A Aprendizagem De Ciências

A divulgação científica tem como objetivo popularizar e democratizar o acesso ao conhecimento científico para quem não está ou ainda não está envolvido ou envolvida com Ciência. Por isso, a divulgação científica e seus recursos podem ser aproveitados para inovar as aulas de Ciências e tornar os processos de ensino e de aprendizagem mais significativos. Nesta obra, o objetivo é destacar os textos de divulgação científica como recurso de ensino e de aprendizagem.

Os documentos legais que discutem o currículo da Educação Básica ressaltam a necessidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita nos estudantes. Se essa responsabilidade for compartilhada entre professores de diferentes áreas do conhecimento, além de os resultados poderem ser mais efetivos, possibilitará também a integração entre professores e entre áreas.

Nesse contexto, a produção de textos de divulgação científica como atividade de ensino pode ser aplicada pelos professores de Ciências Naturais ou trabalhando conjuntamente com os professores da área de Linguagens.

Ainda, outros enfoques podem ser considerados oportunizando um trabalho interdisciplinar. Por exemplo, o estudo da pesquisa de um cientista para a produção do texto de divulgação científica pode envolver também compreender a natureza das ciências, ou seja, os métodos e os processos de validação da produção de novos conhecimentos e as relações das ciências com a sociedade. Com isso, os professores da área de Ciências Humanas também podem agregar muito valor para essa atividade.

O livro inicia com uma discussão sobre as possibilidades e benefícios do uso e da produção de textos de divulgação científica por estudantes da educação básica. Também são apresentados alguns textos que explicam o que diferentes grupos de pesquisa de universidades e institutos de pesquisa públicos do Estado de São Paulo fazem.

Esses textos foram produzidos para orientar algumas das atividades de extensão de uma universidade pública. Espera-se que o uso e a produção de textos de divulgação científica contribuam para melhorar a aprendizagem de conceitos científicos e para desenvolver a destreza em pesquisa, leitura e escrita dos estudantes.

Os textos selecionados abordam temas comuns ao cotidiano dos estudantes e podem ser utilizados para contextualizar um novo conteúdo e para estimular a discussão sobre a ciência e sua importância no Brasil.

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