
Lean Manufacturing, também conhecido como sistema Toyota de produção, visa reduzir os desperdícios do processo produtivo, melhorando assim a qualidade e reduzindo o tempo e consequentemente o custo de produção. Lean na sua tradução, tem o significado de ser simples, enxuto e sua aplicabilidade visa reduzir ao máximo as complexidades do processo com foco na redução do tempo de realização de cada atividade, redução de desperdícios e ao final, aumentar a competitividade das organizações.
O Lean usa diversas ferramentas tais como: 5S, Análise de Gargalos, Kaizen (Melhoria Contínua), PDCA, Poka-Yoke, Análise de causa raiz, objetivos SMART, Just-in-time, Tempo Takt dentre outras. As ferramentas podem ser combinadas de acordo com o tipo do negócio, como é o caso do lean startup, lean healthcare e lean six sigma.
Para discorrer sobre o tema em questão, esse volume apresenta diversas formas de utilização dos conceitos lean em segmentos como manufatureiro, metalúrgico, têxtil, saúde, construção civil, dentre outros.
Ao longo dos seus vinte e quatro capítulos, conhecimentos importantes são passados, tornando esse livro uma ferramenta relevante para os interessados pelo tema.
