Criatividade

Livro composto por 16 artigos sobre a criatividade como um dos valores transformadores essenciais para a superação de desafios da educação e da sociedade.

Criação, criativo/a, criatividade… O ato de criar, em sua essência, implica agir. Logo, tal como a vida, a criação é gerada pelo movimento. Desde as eras mitológicas, a criação do mundo (cosmogonia) refletia dois padrões de ação: harmônica ou conflituosa, este com maior predominância nas civilizações antigas, as quais eram submetidas não somente aos desafios dos fenômenos naturais, mas também de se organizarem enquanto grupo, sociedade. Se o conflito era então a regra para algo ser criado e desenvolvido, na atualidade não é diferente.

Frente a um cenário em que a educação ainda carece de espaços para a construção de sentido pessoal e coletivo, em que a pluralidade (liberdade) de ideias, fazeres e concepções pedagógicas se vê novamente ameaçada, a comunidade ativadora do Programa Escolas Transformadoras Brasil apostou em criar um livro a partir do exercício democrático de sua rede sobre a importância da criatividade na superação de desafios da educação e da sociedade.

É este Criatividade: Mudar A Educação, Transformar O Mundo, terceiro da série sobre valores transformadores, precedido por A importância da empatia na educação e Protagonismo: a potência de ação da comunidade escolar.

Esta publicação tem sua origem no Encontro Nacional realizado em agosto de 2018. Naquela oportunidade, a coordenação do programa organizou vivências sobre criatividade com o intuito de fomentar os diálogos e trocas entre sua rede. Uma dessas vivências foi uma rodada de cocriação que visava, justamente, assentar as bases para a edição deste livro.

O grupo reunido na ocasião concebeu a ideia de organizar uma Comissão Editorial formada por representantes das escolas transformadoras, que trabalharia lado a lado com a coordenação do programa, além do editor convidado para facilitar o processo. Dessa comissão sairia também o grupo que escreveu esta apresentação.

Nossa primeira tarefa foi definir os temas em torno dos quais se organizariam os artigos. Para tanto, levamos em conta as contribuições da rede na avaliação das publicações anteriores do programa e os principais tópicos levantados nas rodas de conversa do encontro: a ampliação do conceito de criação para além das áreas normalmente dadas como “criativas”, sobretudo as artes; a visão da criatividade não como um dom ou qualidade individual, mas como uma habilidade para a resolução de problemas que pode – e deve – ser cultivada na escola; sua dimensão social e cultural, política e ética; seu aspecto cognitivo e emocional e a relação com questões de autoria e autonomia.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Criatividade

Livro composto por 16 artigos sobre a criatividade como um dos valores transformadores essenciais para a superação de desafios da educação e da sociedade.

Criação, criativo/a, criatividade… O ato de criar, em sua essência, implica agir. Logo, tal como a vida, a criação é gerada pelo movimento. Desde as eras mitológicas, a criação do mundo (cosmogonia) refletia dois padrões de ação: harmônica ou conflituosa, este com maior predominância nas civilizações antigas, as quais eram submetidas não somente aos desafios dos fenômenos naturais, mas também de se organizarem enquanto grupo, sociedade. Se o conflito era então a regra para algo ser criado e desenvolvido, na atualidade não é diferente.

Frente a um cenário em que a educação ainda carece de espaços para a construção de sentido pessoal e coletivo, em que a pluralidade (liberdade) de ideias, fazeres e concepções pedagógicas se vê novamente ameaçada, a comunidade ativadora do Programa Escolas Transformadoras Brasil apostou em criar um livro a partir do exercício democrático de sua rede sobre a importância da criatividade na superação de desafios da educação e da sociedade.

É este Criatividade: Mudar A Educação, Transformar O Mundo, terceiro da série sobre valores transformadores, precedido por A importância da empatia na educação e Protagonismo: a potência de ação da comunidade escolar.

Esta publicação tem sua origem no Encontro Nacional realizado em agosto de 2018. Naquela oportunidade, a coordenação do programa organizou vivências sobre criatividade com o intuito de fomentar os diálogos e trocas entre sua rede. Uma dessas vivências foi uma rodada de cocriação que visava, justamente, assentar as bases para a edição deste livro.

O grupo reunido na ocasião concebeu a ideia de organizar uma Comissão Editorial formada por representantes das escolas transformadoras, que trabalharia lado a lado com a coordenação do programa, além do editor convidado para facilitar o processo. Dessa comissão sairia também o grupo que escreveu esta apresentação.

Nossa primeira tarefa foi definir os temas em torno dos quais se organizariam os artigos. Para tanto, levamos em conta as contribuições da rede na avaliação das publicações anteriores do programa e os principais tópicos levantados nas rodas de conversa do encontro: a ampliação do conceito de criação para além das áreas normalmente dadas como “criativas”, sobretudo as artes; a visão da criatividade não como um dom ou qualidade individual, mas como uma habilidade para a resolução de problemas que pode – e deve – ser cultivada na escola; sua dimensão social e cultural, política e ética; seu aspecto cognitivo e emocional e a relação com questões de autoria e autonomia.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog