Rafael Vetromille-Castro & Wallney Joelmir Hammes (Orgs.) – Transformando A Sala De Aula, Transformando O Mundo: Ensino E Pesquisa Em Língua Estrangeira
Dos vários campos que compõem a área de Letras, o ensino das línguas estrangeiras sempre despontou como centralizador das atenções de inúmeros especialistas dedicados ao estudo e à discussão que o assunto provoca, não só pelos aspectos metodológicos e pedagógicos intervenientes mas igualmente pelas implicações políticas, ideológicas e científicas que acarreta.
Para discutir as grandes questões que permeiam o ensino e a pesquisa em sala de aula, como se ensina, como se aprende, quais as realidades enfrentadas no dia-a-dia, os pontos de encontro e os desencontros, enfim, a prática baseada nas diferentes realidades em que atuam os professores de línguas estrangeiras, um grupo de docentes dos cursos de Letras das Universidades Católica e Federal de Pelotas resolveu chamar a si a responsabilidade de organizar um evento para discutir metodologias, apresentar propostas e examinar maneiras inovadoras de planejar a sala de aula.
Organizou-se, então, o Fórum Internacional de Ensino de línguas Estrangeiras, realizado em novembro de 2000 na Universidade Católica de Pelotas, com o tema: “Transformando a Sala de Aula, Transformando o Mundo: Ensino e Pesquisa na Prática Pedagógica de Línguas Estrangeiras”.
Dos trabalhos apresentados, 20 foram selecionados para compor este primeiro livro, que apresenta quatro linhas norteadoras: 1) aspectos teóricos no ensino de língua estrangeira, 2) formação de professores de língua estrangeira, 3) pesquisas sobre prática pedagógica em língua estrangeira e 4) experiências e atividades na sala de aula de língua estrangeira.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-pedra-no-caminho-branca/