O livro aborda o desenvolvimento moral de crianças, mais especificamente da faixa etária de cinco anos, que segundo a teoria piagetiana, provavelmente estão no estádio pré-operatório e suas condutas são comandadas pelo egocentrismo e o objetivo é trabalhar a descentração que implica na tomada de consciência de si, ou seja, a superação desse egocentrismo.
O objetivo principal é a criação de uma sequência didática que trabalhe o desenvolvimento moral, especificamente a adesão ao valor respeito de modo reversível, ou seja, trabalhando a superação do egocentrismo e o reconhecimento do outro, que só é possível com a reversibilidade.
Como resultados, além da definição dos pressupostos teóricos que envolvem a discussão sobre o desenvolvimento moral e, em particular do valor respeito, construímos uma Sequência Didática para ser aplicada junto a crianças na faixa etária de cinco anos, buscando o desenvolvimento moral que implica na superação do egocentrismo e na tomada de consciência de si, já que o egocentrismo seria justamente a falta de tal consciência.
Acreditamos que um trabalho com valores sociomorais pode auxiliar nesse processo e escolhemos o valor respeito sendo que o unilateral é a primeira forma de respeito que aparece no desenvolvimento moral do ser humano e surge nas relações de coação social, em especial, as construídas entre a criança e seus pais ou com outros adultos significativos para ela.
Por outro lado, o respeito mútuo surge da cooperação que impõe apenas a reciprocidade que obriga cada um a se colocar no lugar do outro.
O livro é destinado a todos os interessados na Psicologia do Desenvolvimento Moral sob o enfoque da teoria construtivista, a professores da Educação Infantil e para profissionais das redes de ensino envolvidos com orientação técnico-pedagógica e formação inicial e continuada de educadores.