Práticas Do Filme Etnográfico

Práticas Do Filme Etnográfico apresenta as diferentes propostas que os pesquisadores enfocados, sejam eles antropólogos ou não, fazem para sua produção.

Suponhamos que você, leitor, seja um antropólogo formado, ou mesmo que tenha tido uma formação básica de Antropologia em um curso universitário.

Suponhamos também que você tenha em mãos um equipamento de filmagem básico, capaz de captar imagens e sons com um mínimo de qualidade, e que você saiba operá-lo.

Você teve a ideia de realizar uma pequena etnografia sobre uma questão pontual que lhe interessou, ou um trabalho de campo abrangente em um dado grupo social, usando esse seu equipamento. Por onde você começaria?

Uma primeira solução seria ir diretamente a campo com a câmera, começar a fazer contatos com seu grupo de interesse e captar imagens e sons. No entanto, haveria inúmeras formas de trabalhar com a câmera, e logo várias questões surgiriam.

Como apresentar a câmera a seus interlocutores em campo e como inseri-la na pesquisa? Como trabalhar com a consciência de que estão sendo filmados e com as consequências desse fato?

Devo conversar com meus interlocutores enquanto filmo ou apenas observar suas práticas? Devo ter um problema de pesquisa delineado antes de começar a filmar, e focar a filmagem apenas nas dinâmicas relevantes para resolver esse problema, ou captar imagens de forma mais abrangente?

Na hora de editar o que filmei, devo fazer uma narração ou inserir textos escritos no filme para explicar do que se trata minha pesquisa, ou é melhor montar o filme todo apenas com as imagens captadas em campo?

Como evitar as “cabeças falantes” – que o filme seja estruturado como uma série de entrevistas, apenas entremeadas de outras imagens na edição?

E o que fazer com o som – devo usar apenas o som direto, ligado às imagens, ou trabalhar também com sons relacionados às imagens, mas captados em momentos diferentes?

Na hora da edição, quanto devo ou não fragmentar meu material? Devo utilizar a edição como uma montagem ou me esforçar para preservar a estrutura dos eventos filmados?

As dúvidas metodológicas que surgem quando se produz um filme etnográfico são recorrentes, e todos os pesquisadores que trabalham nessa área se deparam com elas.

Alguns deles, entretanto, destacaram-se ao dar respostas consistentes – e diferentes entre si – para a resolução desses problemas. Seus nomes aparecem de modo recorrente na bibliografia a respeito, e seus trabalhos são citados e analisados à exaustão.

Mesmo se submetidas a fortes críticas, suas propostas fornecem parâmetros para a discussão de novas questões. Esses pesquisadores se tornaram, assim, referências obrigatórias no estudo e na produção de filmes etnográficos.

Práticas Do Filme Etnográfico tem a intenção de apresentar e discutir as questões que esses autores de filmes etnográficos elaboraram em seus processos de pesquisa fílmica e as diferentes respostas metodológicas que ofereceram a elas em suas produções e em seus textos.

Abordaremos aqui os trabalhos de Robert Flaherty, Margaret Mead e Gregory Bateson, John Marshall, David e Judith MacDougall, Robert Gardner, Timothy Asch, Jerry Leach, Jean Rouch e aqueles ligados ao projeto brasileiro “Vídeo nas Aldeias”.

Discutiremos alguns de seus filmes, leremos alguns de seus textos metodológicos e analisaremos textos publicados por seus seguidores e por seus críticos. Veremos como suas propostas foram colocadas em prática e apresentaremos análises dos resultados por eles obtidos.

Outros nomes poderiam ser incluídos nessa lista, e alguns poucos poderiam ser trocados; no entanto, todos os que estão presentes na lista acima são inegavelmente atores que polarizam os debates nessa área de conhecimento. Por esse motivo, terão seus trabalhos apresentados e discutidos aqui.

Como Práticas Do Filme Etnográfico é um livro introdutório, ele focará principalmente esses desenvolvimentos, que são hoje já considerados clássicos na disciplina.

https://b-ok.cc/book/5066805/17bdc9

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Práticas Do Filme Etnográfico

Práticas Do Filme Etnográfico apresenta as diferentes propostas que os pesquisadores enfocados, sejam eles antropólogos ou não, fazem para sua produção.

Suponhamos que você, leitor, seja um antropólogo formado, ou mesmo que tenha tido uma formação básica de Antropologia em um curso universitário.

Suponhamos também que você tenha em mãos um equipamento de filmagem básico, capaz de captar imagens e sons com um mínimo de qualidade, e que você saiba operá-lo.

Você teve a ideia de realizar uma pequena etnografia sobre uma questão pontual que lhe interessou, ou um trabalho de campo abrangente em um dado grupo social, usando esse seu equipamento. Por onde você começaria?

Uma primeira solução seria ir diretamente a campo com a câmera, começar a fazer contatos com seu grupo de interesse e captar imagens e sons. No entanto, haveria inúmeras formas de trabalhar com a câmera, e logo várias questões surgiriam.

Como apresentar a câmera a seus interlocutores em campo e como inseri-la na pesquisa? Como trabalhar com a consciência de que estão sendo filmados e com as consequências desse fato?

Devo conversar com meus interlocutores enquanto filmo ou apenas observar suas práticas? Devo ter um problema de pesquisa delineado antes de começar a filmar, e focar a filmagem apenas nas dinâmicas relevantes para resolver esse problema, ou captar imagens de forma mais abrangente?

Na hora de editar o que filmei, devo fazer uma narração ou inserir textos escritos no filme para explicar do que se trata minha pesquisa, ou é melhor montar o filme todo apenas com as imagens captadas em campo?

Como evitar as “cabeças falantes” – que o filme seja estruturado como uma série de entrevistas, apenas entremeadas de outras imagens na edição?

E o que fazer com o som – devo usar apenas o som direto, ligado às imagens, ou trabalhar também com sons relacionados às imagens, mas captados em momentos diferentes?

Na hora da edição, quanto devo ou não fragmentar meu material? Devo utilizar a edição como uma montagem ou me esforçar para preservar a estrutura dos eventos filmados?

As dúvidas metodológicas que surgem quando se produz um filme etnográfico são recorrentes, e todos os pesquisadores que trabalham nessa área se deparam com elas.

Alguns deles, entretanto, destacaram-se ao dar respostas consistentes – e diferentes entre si – para a resolução desses problemas. Seus nomes aparecem de modo recorrente na bibliografia a respeito, e seus trabalhos são citados e analisados à exaustão.

Mesmo se submetidas a fortes críticas, suas propostas fornecem parâmetros para a discussão de novas questões. Esses pesquisadores se tornaram, assim, referências obrigatórias no estudo e na produção de filmes etnográficos.

Práticas Do Filme Etnográfico tem a intenção de apresentar e discutir as questões que esses autores de filmes etnográficos elaboraram em seus processos de pesquisa fílmica e as diferentes respostas metodológicas que ofereceram a elas em suas produções e em seus textos.

Abordaremos aqui os trabalhos de Robert Flaherty, Margaret Mead e Gregory Bateson, John Marshall, David e Judith MacDougall, Robert Gardner, Timothy Asch, Jerry Leach, Jean Rouch e aqueles ligados ao projeto brasileiro “Vídeo nas Aldeias”.

Discutiremos alguns de seus filmes, leremos alguns de seus textos metodológicos e analisaremos textos publicados por seus seguidores e por seus críticos. Veremos como suas propostas foram colocadas em prática e apresentaremos análises dos resultados por eles obtidos.

Outros nomes poderiam ser incluídos nessa lista, e alguns poucos poderiam ser trocados; no entanto, todos os que estão presentes na lista acima são inegavelmente atores que polarizam os debates nessa área de conhecimento. Por esse motivo, terão seus trabalhos apresentados e discutidos aqui.

Como Práticas Do Filme Etnográfico é um livro introdutório, ele focará principalmente esses desenvolvimentos, que são hoje já considerados clássicos na disciplina.

https://b-ok.cc/book/5066805/17bdc9

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog