Este estudo apresenta os resultados da pesquisa sobre as relações do telejornal e o seu público nas Redes Sociais, na Internet. A presente investigação pretende colaborar com futuras pesquisas sobre a temática, que visa compreender as mudanças ocorridas no sistema de interação entre os atores (público/telejornal/ambiente midiático) do período analógico ao digital. O trabalho está organizado da seguinte forma: em um primeiro momento, discute-se o sistema de interação do público no telejornal. O passo seguinte envolve a caracterização do corpus da pesquisa, evidenciando a relação entre o público (fã) e o telejornal (ídolo/mito) nas Redes Sociais Online, as análises dos procedimentos metodológicos empregados e os resultados obtidos. Na sequência, trabalha-se com os conceitos evidenciados pela parte empírica da pesquisa: a audiência convergida, a cultura fã e o simulacro da representação da imagem dos atores no telejornalismo e a sociedade midiatizada por múltiplas telas ou ecrãs. Ao final, apresentam-se as conclusões da pesquisa.
A análise de conteúdo é utilizada para verificação e interpretação dos dados quantitativos e qualitativos dos experimentos empíricos aplicados neste estudo.
Conforme nos orienta a pesquisadora francesa Laurence Bardin, podemos dividir as nossas observações em torno de três polos principais: a pré-análise; exploração do material e o tratamento dos resultados. Dessa forma, na parte empírica, desenvolvem-se três experimentos: o primeiro é o acompanhamento das interações do público na fanpages dos telejornais Edição da Manhã (SICTV) e Bom Dia Brasil (TV Globo), de 02 de setembro a 31 de dezembro de 2013, no Facebook, com objetivo de verificar as relações comunicacionais entre os atores do telejornal. O segundo quantifica, neste mesmo período, os interesses do público demonstrados nas formas de interação (like, comments e share) nas seções (editorias) do telejornal na fanpage, a fim de evidenciar os interesses do seguidor (fã). E a aplicação de um inquérito online sobre os hábitos de consumo midiático (TV e Internet), na Rede Social Facebook, destinado ao universo universitário (bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado), português e brasileiro, no período de 03 de abril a 03 de maio de 2014. Além do visita de observação no dia 16 de junho de 2014 da produção do telejornal Edição da Manhã da SIC TV Informação e SIC Notícias, em Lisboa, Portugal.
A Audiência Convergida Do Telejornal Nas Redes Sociais
- Comunicação, Internet
- 2 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.