
Mídia & Cidade reúne uma importante mostra do percurso de trabalho e debate realizado pelo Grupo de Pesquisa Mídia, Cidade e Práticas Socioculturais – MidCid, junto ao Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso.
Seu espectro temático permite entrever múltiplas abordagens teórico-conceituais acerca da relação entre comunicação, cultura e espaço urbano, resultante da composição transversal do próprio Grupo de Pesquisa, cuja formação atual existe desde meados de 2012.
Partindo da análise das formas de manifestação dos movimentos sociais nos espaços públicos, ou ainda, sobre processos de (re)significação do próprio corpo no mundo do consumo, Mídia & Cidade nos convida a percorrer caminhos interpretativos sobre a sociedade contemporânea em suas diversas formas de linguagem e expressão.
Tendo como substrato a materialidade e fruição das imersões nos conteúdos socioculturais da cidade, a obra é contribuição inegável à busca de entendimento sobre este complexo universo de investigação científica e criação artística: a cidade e seus atores ou agentes sociais, numa miríade de paisagens que denotam (geo)grafias apreendidas em insurgências imagético-sonoras.
É o que podemos encontrar nos temas abordados nos artigos e, também, nos ensaios de Experimentações Poéticas que encerra Mídia & Cidade, abrindo-a para inusitadas reflexões artístico-filosóficas sobre a relação entre ser e estar na urbanidade.
Por sua vez, as contribuições teóricas aqui reunidas permitem avançar na compreensão sobre o vertiginoso processo de inserção e fragmentação da cidade e das práticas citadinas nos circuitos virtuais, apontando para a urgência e necessidade de compreensão sobre a relação local-global em suas múltiplas dimensões.
Mídia & Cidade provoca questionamentos e instiga a busca por novas descobertas acerca dos níveis e desníveis de uma realidade constituída pelas contingências da materialidade inerente à cidade, bem como sobre as dimensões objetivas e subjetivas da virtualidade que a projeta para além do seu próprio espaço e tempo.
