Este livro é uma coletânea que retrata percursos pessoais, formativos e profissionais na Licenciatura em Biologia, curso que iniciou suas atividades na UFRB no ano de 2008. Nele, as/os autoras/es refletem sobre suas trajetórias, avaliando aspectos positivos, problemas enfrentados e transformações experienciadas na instituição. Os capítulos são narrativas que inscrevem a experiência humana sobre as folhas de papel desta obra.
Ao rememorar e narrar as experiências vividas, as/os autoras/es testemunham acontecimentos. Parafraseando Paul Ricouer, creiam ou não em nós, estávamos lá! Obviamente, podemos ter esquecido coisas, mas o esquecimento não é uma ameaça à memória, ele é uma dimensão da condição histórica de humanos que somos.
Também podemos ter escolhido o que narrar, já que a memória tem um caráter seletivo, em razão dos acontecimentos não serem memorizados da mesma forma em períodos diferentes ou porque tendemos a omitir situações que nos foram desagradáveis. Em síntese, nos diria Paul Ricoeur: se não somos capazes de lembrar de tudo, somos ainda mais incapazes de tudo narrar.
Por esse ângulo, mediante a memória, o esquecimento e a mútua relação entre passado, presente e futuro, as/os autoras/es (re)construíram as experiências vivenciadas ao longo de trajetórias na Licenciatura em Biologia. São histórias entrelaçadas, tecidas coletivamente por ex-alunas/os, aluna, ex-professora e professoras/es que viveram/vivem o curso na UFRB.
Essa é uma publicação construída por narrativas subjetivas, regidas pela singularidade de eus que se inscrevem nas histórias ao interpretarem socialmente suas experiências na Licenciatura em Biologia e imprimirem nos capítulos os significados atribuídos a elas. É uma obra que não tem a preocupação com a apresentação cronológica de fatos, e sim que suas histórias de vida sirvam de inspiração para que muitas/os sigam trilhando suas próprias trajetórias.