Em tempos de vida digital pensar nas relações sociais virtuais pode até passar despercebido, até porque, aceitando ou não, já se tornou natural acordar pela manhã e quase que imediatamente conferir as atualizações da timeline. Porém, num momento em que a rotina sai do anonimato e transforma a vida em uma atração, ganhando notoriedade para uma rede de não apenas poucos familiares e amigos, é que vemos a importância de conversar sobre o assunto e entender como as relações têm se estabelecido. Mais do que isso, é necessário entender também como estes espaços modificam o consumo de bens e, especialmente, a forma como as marcas passaram a se comunicar com os seus consumidores.
Todas as esferas da vida cotidiana – trabalho, educação e lazer, se fundem em espaços comuns na busca por atenção. O espetáculo se solidifica e proporciona a adaptação de comportamentos e de estratégias. As imagens são transformadas e projetam uma sociedade conectada e em constante mutação. Atualmente parece ser preciso existir virtualmente, deixar rastros, mostrar a sua importância, nem que seja somente por comentários que esperam ansiosamente um retorno.
O existir virtualmente é trabalhado por Victor Aquino no capítulo que abre esta obra: Ativismo literário no Facebook. O estudo aborda a participação e o ativismo na rede social. Aquino explica que o ativismo requer cuidado, já que nem tudo levará à expansão e à construção do conhecimento, tampouco a um possível sucesso das manifestações.
Ainda com relação às redes sociais o capítulo de Maria de Lourdes Bacha (in memoriam), Celso Figueiredo Neto e Rodrigo Prando apresenta o estudo Mostra-me tua timeline e te direi quem és: o autoconceito e a projeção do self na sociedade hiperconectada. O autoconceito dos consumidores de baixa renda em São Paulo é o foco do estudo dos autores. A partir de quatro clusters mostram os indivíduos e seus novos papéis sociais que se configuram por meio do consumo.
Consumo: Imaginário, Estratégia E Experiência
- Ciências Sociais, Comunicação, Economia
- 4 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.