O século XXI transita da revolução eletrônica para a digital com abrangência planetária na complexidade das comunicações, ampliando indefinidamente as Ideias sobre a construção do Campo que devem ser melhor justificadas com Teorias que atualizem os conceitos por meio de análises das questões fundamentais da atualidade.
O objetivo principal da publicação deste Livro é contribuir a partir da análise das pesquisas apresentadas em cada GP, à luz das Teorias da Comunicação, as questões que envolvem novas abordagens, novas metodologias, com leituras e discussões de autores que refletem sobre o século XXI, como um Mapa do desenvolvimento da Área em contínua transformação.
Os resultados relevantes de suas pesquisas estudadas em profundidade por cada participante dos GP’S contribuem para o desenho deste mapeamento em processo. Neste contexto, pode-se falar em produtos midiáticos criados a partir de formatos digitais que transitam em diversos espaços simultaneamente, sem intervalo de tempo e que são comunicacionalmente uma reconfiguração das problemáticas resultantes das faltas de distinções temporais e espaciais.
Pretende-se ainda que cada grupo interrogue o sentido das teorias, juntamente com as novas articulações de espaço e tempo nas culturas das mídias analógicas e digitais para avaliar o alcance e os limites desse topos contemporâneo. Os procedimentos inter, multi e
transdisciplinar da comunicação e consequentemente das culturas produzem, por seu excesso, dificuldades de apreensão de sentido tanto para profissionais de mercado e acadêmicos.
Deste modo, tanto os profissionais de comunicação, que utilizam suas linguagens quanto os que a têm como objeto de pesquisa e ensino, necessitam de bases teóricas que fundamentem projetos capazes de acompanhar, por meio de suas práticas, as permanentes mutações.
A contração do tempo e a obsolescência precoce das tecnologias contemporâneas dificultam – e requerem – a compreensão de sua natureza na percepção e elaboração do conhecimento crítico dos novos media. Por fim, esses processos contribuem para a construção de culturas carregadas de um tecnicismo marcante que necessita de aprofundadas análises e avaliações permanentes.
Ciências Da Comunicação Em Processo: Paradigmas E Mudanças Nas Pesquisas Em Comunicação No Século XXI
- Comunicação
- 1 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.