Este livro surgiu de uma abordagem e reflexão realizada pelos alunos sobre a obra Os sofrimentos do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe, na disciplina de Literatura Portuguesa, com o objetivo de compartilhar essa experiência ocorrida em sala de aula e que se frutificou dando ensejo a essa obra, organizada por mim, Professor Dr. Odi Alexander Rocha da Silva e pela minha colega de pesquisa Profa. Dra. Roseli Bodnar, com quem compartilhamos inúmeras pesquisas e publicações.
A presença de um livro alemão em uma disciplina de literatura não-alemã tem uma razão de ser. Os sofrimentos do jovem Werther ocupa uma posição central no Romantismo europeu; não apenas central, mas também pioneira. Afinal, ele é o livro que deu origem ao Romantismo na Europa, um estilo de época cuja expressão confessional ganhou força enquanto prática literária, tornando-se a linguagem que definiria a identidade do Romantismo tal como a conhecemos até hoje.
De modo geral, trata-se de um romance estruturado em forma de cartas em que o personagem Werther conta suas impressões sobre questões variadas a respeito do lugar onde morou e onde conheceu uma jovem pela qual se apaixonou. A narrativa é carregada de tensão, uma vez que essa jovem já estava comprometida com outro rapaz. Werther, entretanto, insistiu em nutrir seus sentimentos, e a sequência dos fatos acabou evoluindo para um desfecho trágico.
Essa coletânea traz ensaios da interação obra/leitor realizados pelas alunas a partir da proposta de leitura do livro de Goethe, que, como o leitor verá, transcende o tempo e o espaço, ao impactar muitas e diferentes gerações no mundo todo, sobretudo por tocar em um tema tão universal e atemporal, que é o amor.
Foi organizado um itinerário das (re)leituras das alunas usando como critério a ordem alfabética; cada capítulo pode ser lido na ordem sugerida ou de forma aleatória. Ao final, é apresentado um posfácio onde é feito um estudo sobre a produção das alunas.