
A extensão universitária prevê grande parte de sua atenção voltada ao oferecimento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Há nos quadros da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, o alargamento dessa atenção/atuação que se dedica a outras práticas extensionistas, o que permite aos envolvidos, docentes, discentes e comunidades, vislumbrar e se inserir a diferentes ou novas propostas de trabalho.
A palavra extensão, nessa configuração, implica em estender-se. Pois bem, a extensão universitária é, uma forma de interação entre a universidade e as comunidades nas quais ela está inserida, é um elo com os diversos setores da sociedade.
A universidade e, no caso, a UNICAMP, através da Extensão, influencia e é influenciada pela sociedade, há trocas entre culturas, conhecimentos, práticas e saberes, dentre outros.
Pois bem, assim, Reinventar A Universidade é parte do resultado utópico de um sonho gestado por mulheres e homens, comprometidos com a educação e o papel da universidade em nossa sociedade.
A leitora e leitor encontrarão nos textos aqui publicados uma resposta doce ante as amarguras produzidas por um estado de retrocesso em que a educação brasileira foi submetida e que nos últimos três anos, desde 2016, com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o governo instaurado de Michel Temer e a eleição e posse de Jair Bolsonaro, vem se intensificando com desmanches na esfera do setor público e nas dinâmicas democráticas.
Nesse sentido, as múltiplas formas de pensar, sentir e fazer a universidade são aqui apresentadas, não como um conteúdo pronto e fechado, mas com palavras que geram pensamentos, caminhos que se fazem e se refazem, diante de um momento de segregação ideológica, através de cada teoria e história, das políticas e ações afirmativas, bem como em cada risco e rabisco que ilustra o mundo.
Reinventar A Universidade, está composto em três partes, que dialogam entre si e entre os projetos de extensão universitária aqui registrados, vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA), ao Projeto Educativo de Integração Social (PEIS) e a Rede Articula Juventude (REAJU).
É perceptível os esforços em estabelecer, manter e aprofundar interlocuções com as redes públicas de Educação, as estaduais e municipais, relacionadas com a Educação de Jovens e Adultos, bem como instituições engajadas com ações para a cidadania e a emancipação dos sujeitos.
