
Pensar a escola ideal, aquela sem muros, aquela de acesso livre a todas e todos, sem distinção de classes sociais ou econômicas é, por certo, um sonho comum a muitos de nós, estudantes, professores e investigadores dos domínios da educação. Pensar a escola da reliance é, hoje, uma realidade; e, carecemos, enquanto atores ligados à educação, resistir, religar, confiar!
Assim, reliance passou a ser a tônica de nossas ações seja nas salas de aula virtuais, nestes anos de 2020 e 2021, seja há alguns anos, desde quando as adversidades têm tentado abater a educação brasileira.
Nesse sentido, vem agora uma questão que se constitui no fio condutor das discussões encontradas nesta obra: o que a realidade brasileira tem de diálogo com uma obra publicada na França? Afinal, estamos falando de realidades tão diferentes que, até poderiam parecer divergentes!
Mas, talvez seja a resposta a esse questionamento, o leitmotiv desta tradução brasileira, pois muito embora sejamos sujeitos distintos e distantes, temos semelhanças; ademais, esta coletânea não está ancorada apenas na França. Trata-se de uma obra que permite ao leitor, um verdadeiro passeio pelos quatro continentes.
Logo na introdução de Véronique Boy, tem-se uma ideia do quanto se trata de um livro instigante por propor uma reflexão sobre o conceito central da obra, originada de uma colóquio na Universidade Paris 8. Como afirma uma das organizadoras desta Escola sem muros, trata-se de um espaço de questionamentos, afinal, qual é o lugar da escola em nossas vidas? Será que nós, educadores nos fazemos essa pergunta?
Por essa razão, Boy (intra.) ressalta que a obra lança a proposta de se pensar a educação para além dos espaços “ocidentais e urbanos partilhados”, interrogando, assim, “pesquisadores e educadores oriundos da Sibéria oriental, de espaços autóctones do Brasil e do Japão” a partilharem seus espaços, dando visibilidade as suas abordagens locais.
Dessa forma, a presente coletânea pertence a espaços mestiços, segundo Véronique Boy: “amplamente mestiços”, pois aqui se podem encontrar narrativas de especialistas que, como nós, são resilientes e conscientes da necessária reliance, além de serem tomados por uma coragem que os ajuda a tornarem real seus propósitos educativos.
