A Ciência Nos Livros Didáticos
discute a questão do livro didático de ciências nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Aborda o conceito de ciência passado para o aluno por meio dos livros didáticos, a visão do professor primário sobre a ciência e o cientista e, principalmente, a política do livro didático no Brasil.
Licenciado em Física (UFBA, 1977), Mestre em Educação (UFBA, 1984) e Doutor em Comunicação (USP, 1994). Professor Titular da Faculdade de Educação da UFBA, bolsista do CNPq, conselheiro da SBPC (2015/2019) ex-secretário regional na Bahia da SBPC (2011/2015). Membro da Academia de Ciências da Bahia. Foi titular do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia no período 2007/2011. Foi Assessor do Reitor da UFBA (1995/1996) e Diretor da Faculdade de Educação da UFBA por dois mandatos (2000/2008). Editor da “Revista entreideias: educação, cultura e sociedade” (antiga Revista da Faced). [Por favor, até aqui é o suficiente para leitura de currículo em evento] Realizou pós doutoramentos nas Universidade Trent de Nottingham/Inglaterra (2008/2009) e na Universidade de Londres/Goldsmiths College, ambos com apoio da CAPES. Membro do conselho editorial e consultor ad hoc de diversas revistas acadêmicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, educação e cibercultura, informática educativa, tecnologia educacional, software livre, acesso aberto e educação a distância. É o responsável pela concepção do projeto de inclusão sociodigital denominado “Tabuleiros Digitais” [https://www.tabuleirosdigitais.org] desenvolvido pela Faculdade de Educação da UFBA. Possui diversos livros, capítulos e artigos publicados sobre essas temas. Líder do Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias e integra os grupos de pesquisa “Laboratório Interdisciplinar sobre informação e Conhecimento” (UFRJ) e “Ábaco” (UnB).