Propor-se a falar da CAPES já é, por si, uma experiência tentadora e, ao mesmo tempo, desafiadora. Essa instituição tem povoado o imaginário do mundo universitário, sendo objeto de preocupação constante de pesquisadores e professores com a sua métrica de avaliação de qualidade e seus índices de produtividade.
A CAPES já é uma velha conhecida dos programas de pós-graduação. E o que dizer dos programas da CAPES para a formação de professores da Educação Básica?
Política Educacional Em Retalhos é resultado de importante estudo realizado por Nathanael da Cruz e Silva Neto sobre o papel da CAPES nas políticas contemporâneas de formação de professores da Educação Básica.
Por meio de análise histórica, com aporte de ampla pesquisa bibliográfica e documental, o autor debruça-se sobre as políticas levadas a cabo por essa importante instituição pública, criada em 1951, e vinculada ao Ministério da Educação.
Tradicionalmente voltada a questões de desenvolvimento, regulação e avaliação da pós-graduação, o texto situa e contextualiza, para o leitor, o momento exato em que a CAPES é deslocada, também, para o epicentro da política nacional de formação de professores, ocupando um papel de destaque no campo da formulação e execução das políticas públicas de formação docente.
Desse modo, no contexto do arranjo federativo brasileiro e do regime de colaboração, instituído pela Constituição Federal de 1988 e pela LDBEN/1996, a “Nova CAPES” é elevada à condição de importante agente na coordenação das políticas nacionais de formação inicial e continuada de nossos professores.
As fragilidades e focalização das políticas, aponta o estudo, são ainda o grande desafio para o avanço dos programas e das metas de formação docente.
Por fim, Política Educacional Em Retalhos é um convite irrecusável para aqueles que almejam conhecer, com riqueza de detalhes, marcos importantes da história da educação e da política educacional brasileira.