Natália Sathler Sigiliano & Laís Rios Berno (Orgs.) – Ensinar Português De Forma Divertida

Os capítulos de Ensinar Português De Forma Divertida apresentam propostas de atividades lúdicas para o ensino de língua portuguesa.

Natália Sathler Sigiliano & Laís Rios Berno (Orgs.) – Ensinar Português De Forma Divertida: Atividades Lúdicas Para Os Anos Finais Do Ensino Fundamental E Para O Ensino Médio

Reconhecendo os entraves associados ao ensino de gramática de língua portuguesa como língua materna no Brasil, assumindo a ludicidade como aspecto relevante ao processo de ensino e aprendizagem e entendendo a relevância da perspectiva da análise linguística para o ensino de língua materna, os capítulos de Ensinar Português De Forma Divertida apresentam propostas de atividades lúdicas para o ensino de língua portuguesa, o qual assume a perspectiva de provocação e envolvimento dos alunos à reflexão sobre os usos da língua.

Ensinar Português De Forma Divertida se enquadra numa perspectiva renovada de ensino de língua portuguesa, na qual a análise linguística, pautada no trabalho com os gêneros textuais, está em constante integração com os demais eixos de trabalho, devendo ser abordada de forma crítica e reflexiva.

As atividades deste livro foram criadas por professoras que lecionam na Educação Básica ou que, atuando no Ensino Superior, buscam manter constante diálogo e colaboração com a realidade das escolas brasileiras.

Essas propostas, fruto de um longo período de pesquisa e elaboração, são nossa singela tentativa de contribuir para um ensino de língua portuguesa que, sem deixar de lado o rigor, o pensamento crítico e a concepção de linguagem como prática socialmente situada, seja capaz de instigar e motivar os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio à análise e à reflexão linguística.

No caminho rumo a esse objetivo, tomamos a ludicidade como uma grande aliada, concebendo que o jogo assume relevante papel nos processos de desenvolvimento humano, dentre os quais se encontra a educação.

Esperamos que o professor que tiver este livro em mãos sinta-se inspirado e convidado a testar, adaptar e reelaborar as atividades aqui apresentadas, incorporando ou fortalecendo a ludicidade em suas aulas.

Por fim, encorajamos os professores a aventurarem-se em criar e implementar seus próprios jogos, convidando também seus alunos a participarem desse universo ainda repleto de possibilidades inexploradas.

Os materiais disponibilizados para execução dos jogos podem ser encontrados acessando este link.

Clique para
Baixar o PDF

Deixe uma resposta

Natália Sathler Sigiliano & Laís Rios Berno (Orgs.) – Ensinar Português De Forma Divertida

Os capítulos de Ensinar Português De Forma Divertida apresentam propostas de atividades lúdicas para o ensino de língua portuguesa.

Natália Sathler Sigiliano & Laís Rios Berno (Orgs.) - Ensinar Português De Forma Divertida: Atividades Lúdicas Para Os Anos Finais Do Ensino Fundamental E Para O Ensino Médio

Reconhecendo os entraves associados ao ensino de gramática de língua portuguesa como língua materna no Brasil, assumindo a ludicidade como aspecto relevante ao processo de ensino e aprendizagem e entendendo a relevância da perspectiva da análise linguística para o ensino de língua materna, os capítulos de Ensinar Português De Forma Divertida apresentam propostas de atividades lúdicas para o ensino de língua portuguesa, o qual assume a perspectiva de provocação e envolvimento dos alunos à reflexão sobre os usos da língua.

Ensinar Português De Forma Divertida se enquadra numa perspectiva renovada de ensino de língua portuguesa, na qual a análise linguística, pautada no trabalho com os gêneros textuais, está em constante integração com os demais eixos de trabalho, devendo ser abordada de forma crítica e reflexiva.

As atividades deste livro foram criadas por professoras que lecionam na Educação Básica ou que, atuando no Ensino Superior, buscam manter constante diálogo e colaboração com a realidade das escolas brasileiras.

Essas propostas, fruto de um longo período de pesquisa e elaboração, são nossa singela tentativa de contribuir para um ensino de língua portuguesa que, sem deixar de lado o rigor, o pensamento crítico e a concepção de linguagem como prática socialmente situada, seja capaz de instigar e motivar os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio à análise e à reflexão linguística.

No caminho rumo a esse objetivo, tomamos a ludicidade como uma grande aliada, concebendo que o jogo assume relevante papel nos processos de desenvolvimento humano, dentre os quais se encontra a educação.

Esperamos que o professor que tiver este livro em mãos sinta-se inspirado e convidado a testar, adaptar e reelaborar as atividades aqui apresentadas, incorporando ou fortalecendo a ludicidade em suas aulas.

Por fim, encorajamos os professores a aventurarem-se em criar e implementar seus próprios jogos, convidando também seus alunos a participarem desse universo ainda repleto de possibilidades inexploradas.

Os materiais disponibilizados para execução dos jogos podem ser encontrados acessando este link.

Clique para
Baixar o PDF

Deixe uma resposta


Desenvolvido pela Quanta Comunicação