O livro trata de táxons da família Asteraceae, considerada uma das maiores entre as angiospermas. A elevada riqueza, as mudanças na circunscrição de gêneros, bem como na recente classificação em subfamílias e tribos, evidenciam a necessidade de uma bibliografia atualizada.
Por tanto, os artigos aqui presentes constam de esforço de botânicos e vários especialistas para desmistificar o senso comum de que os gêneros de Asteraceae são de difícil identificação, contando como base os estudos da primeira dama botânica no Brasil, a doutora Graziela Maciel Barroso (1912-2003), que contribuiu sobremaneira tanto para a formação de importantes sinanterólogos, quanto para o conhecimento e divulgação da família Asteraceae no país, descrevendo gêneros e espécies novas, bem como confeccionando monografias, revisões taxonômicas e trabalhos de flora.
Os tratamentos das tribos de Asteraceae, neste livro, trazem relevante atualização taxonômica e apresentam descrições morfológicas detalhadas das tribos, chaves de identificação para tribos e para todos os gêneros representados no Brasil, além de ótimas ilustrações.
Um glossário ilustrado de termos palinológicos enriquece o conteúdo, face à notória importância dos caracteres polínicos na sistemática da família. A acurácia e atualidade dos dados apresentados em seus capítulos tornam este livro a obra mais abrangente, completa e atual sobre os grupos de Asteraceae no Brasil.
Em muitas instâncias, o valor de seu conteúdo transcende os limites do país, pois muitos dos gêneros aqui tratados estendem-se para países vizinhos.
Tenho plena certeza da enorme importância e utilidade de mais este passo no estudo de Asteraceae e da flora brasileira, e parabenizo todos os autores envolvidos; em especial, os editores, que se esmeraram em garantir o alto padrão de qualidade dos dados apresentados.
Ainda há muito a fazer rumo ao conhecimento detalhado das espécies de muitos dos gêneros aqui tratados, porém a compilação dessas informações atualizadas neste livro representa avanço de enorme valor para estudos sobre Asteraceae em outros ramos da ciência botânica e ainda para esforços de conservação biológica.