O cenário educacional brasileiro vem passando por significativas modificações, principalmente a partir da promulgação da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) e mais recentemente pelas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia. Estas nortearam as reestruturações nos modos de pensar a organização dos cursos de formação de professores.
A formação docente caracteriza-se no debate contemporâneo, como um dos principais desafios a serem enfrentados pelas instituições formadoras. Frente a estas questões, apresentamos nesta coletânea de textos, cingido na trama das teorizações, experiências e práticas de profissionais das diversas áreas do conhecimento, uma possibilidade para a problematização e discussão em torno do tema.
Deste modo, as diferentes abordagens têm em comum pensar e analisar teoricamente os aspectos implicados no cotidiano do professor. Os textos que compõem este livro foram produzidos por professores que atuam em sala de aula, na Educação Básica, compreendida a partir da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, bem como nos Cursos de Graduação.
Os propósitos que justificam esse projeto são vários. Podemos citar a conjuntura política atual e suas implicações para a educação no que se refere às discussões e às mudanças nos processos de formação de professores; a demanda de abordar a complexidade implicada na prática pedagógica no cotidiano da sala de aula; assim como a necessidade de socializar os conhecimentos produzidos nas práticas de ensino.
Assim, acreditamos ser a produção escrita um dos possíveis caminhos para problematizar os aspectos relacionados com a prática do professor. Neste sentido, Reflexões Sobre As Práticas Pedagógicas busca expressar a pluralidade e diversidade dos temas que compõem a formação docente.
Acreditamos na viabilidade de compor uma obra em que seja possível abordar o ensino e a aprendizagem considerando as particularidades das disciplinas que compõem o currículo dos diferentes níveis de ensino.