
Este livro foi desenvolvido para ser usado como livro-texto num primeiro curso de Cálculo Diferencial e Integral de funções de uma variável real.
O livro é ilustrado por 139 figuras e apresenta as seguintes inovações:
(1) Exemplos paradigmáticos da Mecânica motivam e conduzem o desenvolvimento de cada novo tópico do Cálculo.
(2) As funções exponencial e trigonométricas são introduzidas de modo rigoroso já no início do texto, permitindo explorar os diversos paralelos entre as mais importantes funções do Cálculo e auxiliando na sua completa familiarização por parte do estudante.
(3) O conceito de limite de função é introduzido através do conceito de limite de sequência, uma abordagem mais adequada aos modernos métodos numéricos presentes em calculadoras e computadores.
(4) Abordagens múltiplas de um mesmo tópico, ora geométricas, ora algébricas, ora dinâmicas, dão ao estudante oportunidade de se apoiar na intuição, mas também o ajudam a explorar suas habilidades ainda pouco desenvolvidas.
(5) Método passo a passo, completo e detalhado para o esboço do gráfico de funções deriváveis por partes.
(6) Listas de exercícios de fixação presentes no final da maioria das seções do livro e que estão em permanente expansão e desenvolvimento na página do Grupo de Ensino dos Cálculos no portal Aprender da UnB: https://aprender.unb.br
Esse livro de Cálculo foi concebido coma intenção de se desenvolver livros de Matemática apoiados em dois eixos que o autor considera estratégicos.
Um deles é a adequação desses materiais à realidade educacional brasileira, uma vez que grande parte das opções disponíveis atualmente foi concebida para lidar com a realidade educacional de países muito diversos do Brasil.
Nesse sentido, esse livro se preocupa em estabelecer uma conexão próxima entre o Cálculo e alguns exemplos paradigmáticos da Mecânica, ensinados nos cursos de Física do ensino médio brasileiro.
o segundo dos eixos oferece abordagens múltiplas de um mesmo tópico, ora geométricas, ora algébricas, ora dinâmicas. Isso dá oportunidade ao estudante de se apoiar, em alguns momentos, nas intuições em que ele se sente mais confortável, mas também o ajuda a explorar suas habilidades ainda pouco desenvolvidas.
