Qualquer simples reflexão é suficiente para permitir, mesmo àqueles mais alheios ao desempenho de atividades produtivas, que o crédito é de importância ímpar ao desenvolvimento de qualquer nação. Em 2006, apenas confirmando a importância, o prêmio Nobel da Paz, geralmente conferido a estadistas, defensores dos direitos humanos e mediadores da paz, foi conferido a um Banco e ao seu fundador por uma política inclusiva de crédito.
Em um país como o Brasil, onde as estratosféricas taxas de juros e a alta carga tributária sufocam o setor produtivo, imprescindível se mostra a evolução dos institutos de concessão, mobilização e operacionalização do crédito, permitindo-os ser mais seguros e facilitados.
A evolução do crédito e a busca por sua segurança e operacionalização fazem parada obrigatória na evolução da mercancia. A história traz o comércio como a atividade produtiva que fez surgir o crédito e o fez primeiro circular em quantidade. De modo a permitir aumento em suas vendas os comerciantes confiavam em seus clientes dando-lhes
certo período de tempo para o pagamento. E o crédito é só um dos inventos que podem ser creditados aos comerciantes.
Deste modo, as relações comerciais foram as que, ao longo dos séculos, mais estiveram à frente de seu tempo ou, ao menos, mais souberam se conformar às necessidades do mundo cultural. Neste sentido, muito se dissertou e ainda se disserta acerca da importância dos costumes na seara comercial. Aqui, em muitos casos, foram as necessidades postas pela atividade mercantil que ditaram os rumos do direito e não o contrário.
Nessas mesmas relações, verificou-se, ainda na antiguidade, a presença de certos escritos que atribuíam a quem os possuísse um direito em face de um outro já definido. Mas é na idade média, devido à maior intensidade do comércio, em maiores distâncias, diferentes moedas e insegurança no transporte dos valores, que se procurou facilitar a circulação de capitais. Surgira assim a letra de câmbio do período italiano.
Aspectos Materiais E Processuais Da Desmaterialização Dos Títulos De Crédito
- Direito, Economia
- 4 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.