Etnografia Da Prática Escolar

As pesquisas que venho desenvolvendo nos últimos anos têm como foco de interesse questões da prática escolar cotidiana, visando encontrar alternativas para o redimensionamento do saber e do fazer docentes.


O que pretendo, nesses estudos, é investigar as ações e relações que configuram o dia a dia da experiência escolar, para poder repensar os processos de formação e aperfeiçoamento docentes, a fim de aproximar cada vez mais teoria e prática pedagógicas.
O motivo que me leva a perseguir essa linha de investigação é, por um lado, o desejo de contribuir para que a escola brasileira possa oferecer um ensino de qualidade à maioria da população, e, por outro, o reconhecimento do importante papel que pode ter o professor nessa qualidade desejada.
Para cumprir esses alvos, tenho procurado investigar, por meio do uso da abordagem etnográfica, a prática pedagógica das escolas, focalizando especialmente o professor e o seu trabalho docente cotidiano.
Em 1978, em um artigo intitulado “A abordagem etnográfica – Uma nova perspectiva na avaliação educacional”, mostrei o potencial das abordagens qualitativas de pesquisa para o estudo das questões da escola. Nesse mesmo ano publiquei um outro artigo em que faço um balanço das pesquisas de sala de aula, indicando as variáveis do processo de ensino que se mostram correlacionadas ao desempenho escolar de alunos das primeiras séries do ensino fundamental.
Essas publicações refletem a minha experiência de pesquisa, que teve início com a dissertação de mestrado, na qual são usadas técnicas de observação para investigar o ensino de linguagem para alunos da 2ª série do ensino fundamental.
Num trabalho posterior, ainda usando observação de aulas, comparo o desempenho escolar, em linguagem, de alunos de duas turmas de 2ª série cujas professoras apresentavam práticas de ensino diversas, sendo uma mais e outra menos diretiva. Tanto na dissertação de mestrado quanto nessa última pesquisa, assumo uma postura de neutralidade diante dos dados e emprego técnicas quantitativas para análise das observações.

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O motivo que me leva a perseguir essa linha de investigação é, por um lado, o desejo de contribuir para que a escola brasileira possa oferecer um ensino de qualidade à maioria da população, e, por outro, o reconhecimento do importante papel que pode ter o professor nessa qualidade desejada.
Para cumprir esses alvos, tenho procurado investigar, por meio do uso da abordagem etnográfica, a prática pedagógica das escolas, focalizando especialmente o professor e o seu trabalho docente cotidiano.
Em 1978, em um artigo intitulado “A abordagem etnográfica – Uma nova perspectiva na avaliação educacional”, mostrei o potencial das abordagens qualitativas de pesquisa para o estudo das questões da escola. Nesse mesmo ano publiquei um outro artigo em que faço um balanço das pesquisas de sala de aula, indicando as variáveis do processo de ensino que se mostram correlacionadas ao desempenho escolar de alunos das primeiras séries do ensino fundamental.
Essas publicações refletem a minha experiência de pesquisa, que teve início com a dissertação de mestrado, na qual são usadas técnicas de observação para investigar o ensino de linguagem para alunos da 2ª série do ensino fundamental.
Num trabalho posterior, ainda usando observação de aulas, comparo o desempenho escolar, em linguagem, de alunos de duas turmas de 2ª série cujas professoras apresentavam práticas de ensino diversas, sendo uma mais e outra menos diretiva. Tanto na dissertação de mestrado quanto nessa última pesquisa, assumo uma postura de neutralidade diante dos dados e emprego técnicas quantitativas para análise das observações.

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