O Rádio Em Cachoeira

O Rádio Em Cachoeira identifica, descreve e analisa como as transformações socioculturais e tecnológicas impactaram no desenvolvimento do rádio.

Mesmo com a chegada das novas tecnologias digitais o rádio continua representando um espaço significativo para manutenção de hábitos, valores e manifestações artísticas e intelectuais, principalmente nas cidades do interior, a exemplo de Cachoeira, município que integra a região do Recôncavo da Bahia, no qual esse meio se apresenta como o principal veículo de comunicação para obter notícias factuais do município.

Ele foi capaz de transpor tanto as barreiras geográficas como ampliou a capacidade de percepção, acesso à informação, entretenimento e à cultura para milhões de pessoas. O rádio deixou marcas expressivas no ambiente social que permanecem imbuídas nas memórias daqueles que até hoje se sentem muito bem acompanhados por este veículo de comunicação.

No Brasil, o rádio está presente na vida de 89% da população residente nas principais regiões metropolitanas, aproximadamente 52 milhões de pessoas. Segundo pesquisa Kantar IBOPE Media, referente a 2017, as pessoas passam, em média, 4h36min sintonizadas diariamente em alguma emissora, o que representa cerca de 20% do seu dia. A audiência doméstica continua predominante (58%), porém, não se pode ignorar a velocidade do crescimento da escuta por meio de dispositivos móveis (14%) e dos computadores (4%).

Na Bahia, o rádio surgiu quase que conjuntamente à própria instalação do veículo no Brasil em 1922 no Rio de Janeiro, uma vez que a Rádio Sociedade da Bahia AM, foi fundada em 1924, sendo a terceira emissora implantada no país. Em Cachoeira, o primeiro serviço de alto-falantes foi implantado em 1945, e denominava-se A Voz da Cachoeira, fundada pelo senhor Osvaldo Cortes Nunes de Oliveira.

O Rádio Em Cachoeira é uma pesquisa que identifica, descreve e analisa como as transformações socioculturais e tecnológicas impactaram no desenvolvimento do rádio e qual sua importância na preservação da cultura da cidade de Cachoeira, assim como a influência do poder político na programação das rádios locais. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo, utilizando-se das lembranças dos moradores e de radialistas locais através da metodologia da história oral.

Assim foi possível elucidar como o rádio perpassou por mudanças significativas ao longo da história da cidade, e concluir que as três emissoras existentes são dependentes das verbas do poder municipal e que a divulgação da cultura local ainda aparece timidamente em suas programações, apesar de terem contribuído para a formação de um “gosto musical” entre os membros da comunidade cachoeirana.

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O Rádio Em Cachoeira identifica, descreve e analisa como as transformações socioculturais e tecnológicas impactaram no desenvolvimento do rádio.

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No Brasil, o rádio está presente na vida de 89% da população residente nas principais regiões metropolitanas, aproximadamente 52 milhões de pessoas. Segundo pesquisa Kantar IBOPE Media, referente a 2017, as pessoas passam, em média, 4h36min sintonizadas diariamente em alguma emissora, o que representa cerca de 20% do seu dia. A audiência doméstica continua predominante (58%), porém, não se pode ignorar a velocidade do crescimento da escuta por meio de dispositivos móveis (14%) e dos computadores (4%).

Na Bahia, o rádio surgiu quase que conjuntamente à própria instalação do veículo no Brasil em 1922 no Rio de Janeiro, uma vez que a Rádio Sociedade da Bahia AM, foi fundada em 1924, sendo a terceira emissora implantada no país. Em Cachoeira, o primeiro serviço de alto-falantes foi implantado em 1945, e denominava-se A Voz da Cachoeira, fundada pelo senhor Osvaldo Cortes Nunes de Oliveira.

O Rádio Em Cachoeira é uma pesquisa que identifica, descreve e analisa como as transformações socioculturais e tecnológicas impactaram no desenvolvimento do rádio e qual sua importância na preservação da cultura da cidade de Cachoeira, assim como a influência do poder político na programação das rádios locais. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo, utilizando-se das lembranças dos moradores e de radialistas locais através da metodologia da história oral.

Assim foi possível elucidar como o rádio perpassou por mudanças significativas ao longo da história da cidade, e concluir que as três emissoras existentes são dependentes das verbas do poder municipal e que a divulgação da cultura local ainda aparece timidamente em suas programações, apesar de terem contribuído para a formação de um “gosto musical” entre os membros da comunidade cachoeirana.

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