Dos vários eventos que ocorrem no ciclo vital das espécies, a atividade reprodutiva é o de maior relevância, pois o sucesso biológico de uma espécie é determinado pelo sucesso de um indivíduo em estar geneticamente representado na próxima geração.
Dessa forma, o sucesso da ocupação e permanência das espécies num dado ecossistema está amplamente associado a um processo de reprodução bem-sucedido.
O ciclo de vida dos peixes engloba características diversas, as quais têm efeitos na desova, no desenvolvimento embrionário, no crescimento e influenciam no uso de grande variedade de ambientes para realizar os diversos processos que ele abrange.
Cada fase do desenvolvimento dos peixes pode ocorrer em hábitats diferentes e determinados, tais como corredeiras, remansos, lagoas marginais e poções, entre outros, sendo que o conjunto desses hábitats, dependendo da região, pode compreender um mosaico de ecossistemas de grande complexidade
Estratégias Reprodutivas De Peixes tem como objetivo geral avaliar as táticas reprodutivas das espécies de peixes bem-sucedidas no reservatório de Capivara, investigando, para isso, quatro trechos distintos desse ecossistema. De modo específico, os objetivos foram:
• Comparar os resultados das capturas nos diferentes trechos, identificando e quantificando numericamente todas as espécies de peixes que ocupam este reservatório atualmente.
• Selecionar as espécies bem sucedidas com base em suas abundâncias numéricas.
• Caracterizar essas espécies selecionadas em relação a seus componentes de estrutura populacional, como o porte, existência de dimorfismo sexual ou não e tamanho na primeira maturação gonadal.
• Identificar a época e o local de reprodução dessas espécies e determinar as suas táticas reprodutivas, com base nas características ovarianas e no potencial reprodutivo.
• Realizar a ordenação das espécies em função de algumas de suas características bióticas (reprodutivas e populacionais), relacionadas com as variáveis ambientais avaliadas em diferentes trechos do reservatório de Capivara.