Avaliação Psicológica E Escolarização

Esta obra apresenta reflexões e proposições importantes para a construção da avaliação psicológica na perspectiva histórico-cultural.

Esta obra apresenta reflexões e proposições importantes para a construção da avaliação psicológica na perspectiva histórico-cultural do processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Para esse fim, os organizadores reuniram um conjunto de trabalhos que avançam em direção ao aprofundamento do método, considerando os seus dilemas históricos que se inserem no campo da ciência psicológica.

As explicações científicas construídas pela ciência psicológica foram produzidas por matrizes teóricas que respondem à necessidade de adaptar o indvíduo ao seu contexto social, visando manter o status quo.

Nesse sentido, a avaliação psicológica com a finalidade classificatória nasce ancorada nos pressupostos da ciência positivista e do darwinismo social.

Não obstante, assim como na indústria, a perspectiva psicométrica encontrou um terreno fértil no setor educacional com a aplicação dos testes de inteligência, objetivando fornecer explicações “científicas” para o insucesso escolar, em que os indivíduos que tivessem os resultados acadêmicos abaixo da média seriam considerados anormais, segundo critérios construídos e previamente estabelecidos.

Um exemplo desse mecanismo é o Quociente de Inteligência, com destaque para Simon e Binet, criadores de uma escala de inteligência por meio da qual se pretendia avaliar as habilidades mentais, tendo, como parâmetro, a média prevista para o grupo de referência dos indivíduos.

Há mais de 20 anos que a avaliação psicológica com a finalidade classificatória vem recebendo críticas da parte de diversos pesquisadores da área e de outras afins; dentre estes, destacam--se Patto, Anache, Souza, Machado, Facci & Souza.

Desse modo, as autoras desta obra não pouparam esforços para avançarem na construção de propostas de avaliação psicológica em contextos educacionais na perspectiva histórico-cultural, o que caracteriza a originalidade deste trabalho.

Na perspectiva de considerar a história da avaliação psicológica para fins educacionais, o livro, em seus capítulos iniciais, faz alusão aos estudos sobre a inteligência, recuperando informações que orientam o leitor sobre em que condições foram foi construída a avaliação do que hoje se denomina deficiência intelectual.

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As explicações científicas construídas pela ciência psicológica foram produzidas por matrizes teóricas que respondem à necessidade de adaptar o indvíduo ao seu contexto social, visando manter o status quo.

Nesse sentido, a avaliação psicológica com a finalidade classificatória nasce ancorada nos pressupostos da ciência positivista e do darwinismo social.

Não obstante, assim como na indústria, a perspectiva psicométrica encontrou um terreno fértil no setor educacional com a aplicação dos testes de inteligência, objetivando fornecer explicações “científicas” para o insucesso escolar, em que os indivíduos que tivessem os resultados acadêmicos abaixo da média seriam considerados anormais, segundo critérios construídos e previamente estabelecidos.

Um exemplo desse mecanismo é o Quociente de Inteligência, com destaque para Simon e Binet, criadores de uma escala de inteligência por meio da qual se pretendia avaliar as habilidades mentais, tendo, como parâmetro, a média prevista para o grupo de referência dos indivíduos.

Há mais de 20 anos que a avaliação psicológica com a finalidade classificatória vem recebendo críticas da parte de diversos pesquisadores da área e de outras afins; dentre estes, destacam–se Patto, Anache, Souza, Machado, Facci & Souza.

Desse modo, as autoras desta obra não pouparam esforços para avançarem na construção de propostas de avaliação psicológica em contextos educacionais na perspectiva histórico-cultural, o que caracteriza a originalidade deste trabalho.

Na perspectiva de considerar a história da avaliação psicológica para fins educacionais, o livro, em seus capítulos iniciais, faz alusão aos estudos sobre a inteligência, recuperando informações que orientam o leitor sobre em que condições foram foi construída a avaliação do que hoje se denomina deficiência intelectual.

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