
Excluídos, Segundo Outros narra histórias de pessoas como eu, você, amigos e familiares, mas que por alguma obra da vida, das pessoas ou delas próprias, encontram-se caminhando em estradas pedregosas e passam constantemente por obstáculos para sobreviverem e galgarem a esperança de uma vida melhor.
São histórias que se cruzam nas esquinas do preconceito com a da exclusão mais adjacentes. Histórias provocadoras de um redemoinho de emoções. Histórias que nos deparamos em cada esquina ou nos extremos da cidade de São Paulo, mas nem nos atentamos.
Histórias que se entrelaçam com as nossas. Histórias de vidas reais, mas que ficam invisíveis aos olhos de quem não quer vê-las. Histórias reflexivas sobre nossa sociedade. Uma obra para ecoar e mover mundos.
Aqui você mergulhará nas vidas dessas pessoas tão distintas, mas que ao mesmo tempo dividem alguns termos em comuns: excluídos, invisíveis, esquecidos, a margem ou o que possa vir em sua mente.
Em relação a palavra exclusão parto do seguinte: essas pessoas são vítimas de preconceito, falta de emprego, discriminação, estereótipos, privações de direitos ou a tentativa de revogá-los (questão das terras indígenas), vivem em uma batalha constante para sobreviver (todos batalhamos, mas o que quero dizer aqui é que para eles essa luta pode ser mais árdua), entre outros.
É partindo desse ponto que busquei respostas para confirmar, ou não, o que supus ser algo em comum entre eles.
Então, leitor, nas páginas adiante você saberá por meios das próprias histórias deles o que já enfrentaram nessa vida e o que enfrentam.
Procurei dar voz a essas pessoas, para que eu e você pudéssemos conhecê-los um pouco melhor. Para que pudéssemos quebrar qualquer ideia feita deles até agora.
Para que pudéssemos parar de julgá-los de maneira errônea e injusta. Para que pudéssemos, talvez, ter consciência dos problemas que os afligem e que nos acercam, pois todos nós estamos suscetíveis às reviravoltas do destino.
E em uma delas, talvez, precisaremos da empatia, ajuda e respeito de quem está por cima.











