Terrafor

Iniciamos aqui nossa jornada de formação do Programa Escola da Terra Goiás – Formação de Professores e Partilha de Saberes. Para desenvolver o processo formativo no seu município uma equipe interdisciplinar e interinstitucional desenvolveu este material que traz os textos e atividades a serem feitas ao longo do percurso formativo.

Antes, porém, de lhes apresentar o material, permita-nos refletir brevemente sobre os desafios que nos aguardam e, com isso, sobre as possibilidades que desejamos que o curso aponte diante tais desafios.

Sabemos que a formação em serviço não é fácil. As dificuldades para cada uma e cada um de vocês estarem e permanecerem no curso até o final serão constantes, mas acreditamos nesse espaço como um espaço de partilha de saberes, de troca de experiências, de comunhão de sonhos e de fomento de esperanças.

Mais do que nunca, esse momento histórico exige que nos fortalecemos coletivamente e que busquemos juntos caminhos possíveis para a superação dos desafios da nossa prática escolar.

Os desafios postos no cenário educacional, historicamente, mostram-se de forma mais acentuados, a alguns grupos da nossa sociedade, como as mulheres, os negros, os camponeses, os deficientes, entre outros.

Nessa perspectiva, o Programa Escola da Terra, juntamente com outros programas e políticas públicas de educação do campo, foi pensado para contribuir com as populações rurais do nosso país na superação de alguns desses desafios.

o Programa Escola da Terra visa promover formação docente para professoras e professores que atuam em escolas rurais e em escolas localizadas em municípios rurais.

Aqui em Goiás o curso está sendo proposto com os seguintes objetivos:
• Discutir os fundamentos da educação popular com ênfase na educação do campo;
• Problematizar com os professores cursistas as especificidades da educação das populações do campo;
• Disponibilizar subsídios teórico-metodológicos para que os professores cursistas produzam conhecimento sobre os discentes e a comunidade onde trabalham;
• Refletir sobre as singularidades no contexto educacional, problematizando a inclusão escolar a partir dos estudos de gênero, das relações étnico-raciais e da educação inclusiva;
• Analisar com os professores as contribuições das diferentes áreas do conhecimento para a formação de professores do campo;
• Refletir sobre os saberes e fazeres dos professores do campo, problematizando práticas educativas de diferentes áreas do conhecimento.

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Os desafios postos no cenário educacional, historicamente, mostram-se de forma mais acentuados, a alguns grupos da nossa sociedade, como as mulheres, os negros, os camponeses, os deficientes, entre outros.

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• Discutir os fundamentos da educação popular com ênfase na educação do campo;
• Problematizar com os professores cursistas as especificidades da educação das populações do campo;
• Disponibilizar subsídios teórico-metodológicos para que os professores cursistas produzam conhecimento sobre os discentes e a comunidade onde trabalham;
• Refletir sobre as singularidades no contexto educacional, problematizando a inclusão escolar a partir dos estudos de gênero, das relações étnico-raciais e da educação inclusiva;
• Analisar com os professores as contribuições das diferentes áreas do conhecimento para a formação de professores do campo;
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