Esta Coletânea, intitulada Entre Pares: Construindo Contextos Para Promover O Brincar E A Formação Docente, resulta de um esforço coletivo para manter as interações e as atividades formativas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), considerando o desafiador cenário de crise e turbulência que temos vivenciado nos vários setores da vida social, econômica e política, e que em nosso país está sendo, ainda mais, acentuada com a pandemia do novo Coronavírus.
Estão aqui reunidas oito docentes do Centro de Educação e onze discentes de várias licenciaturas da UFPB, que construíram uma narrativa fundamentada teórico-metodologicamente sobre as atividades de extensão nas quais estão envolvidos e que contam com outros atores, todas e todos vinculados à Brinquedoteca do Centro de Educação da UFPB.
A pandemia do novo Coronovírus, além de constituir-se em uma emergência internacional de saúde pública, tem sido considerada causadora de várias rupturas na organização das atividades humanas em todos os setores e instituições sociais Nesse sentido, todas as Instituições de Ensino Superior (IES) foram impactadas e necessitaram repensar seu papel social, bem como readequar seu funcionamento para atender às necessárias medidas de enfrentamento à COVID-19.
Nessa direção, a UFPB reorganizou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, em atendimento às determinações legais e de saúde pública. Decorrente dessa readequação e com suas atividades presenciais suspensas, a Brinquedoteca do Centro de Educação (CE) da referida universidade manteve-se ativa através das suas atividades de extensão universitária, buscando meios e estratégias para garantir a formação dos discentes e o atendimento às famílias e crianças a ela vinculadas.
Esta coletânea apresenta as atividades relacionadas ao projeto FLUEX Voluntariado e tutoria entre pares na Brinquedoteca: ampliando contextos de formação docente e objetiva constituir-se como um material didático-pedagógico de suporte às atividades formativas no âmbito da Brinquedoteca do CE. Pretende-se, igualmente, constituir-se fundamento para atividades de ensino, pesquisa e extensão que se realizem em outros contextos e que tenham por foco o processo dinâmico, crítico e participativo da formação de educadores em relação à temática do brincar e seu papel constitutivo no processo de desenvolvimento infantil, possibilitando elaboração de conhecimentos e melhor qualificação às intervenções educacionais.