A articulação de saberes construídos na convivência com/em espaços educativos os mais diversos, na constituição de percursos formativos nos mais variados âmbitos da vida humana. Essa é a seara na qual se inscrevem as formulações contidas neste livro, o qual se propõe realizar uma discussão em que os diversos termos: formação, currículo, saberes profissionais e experiência sejam conceituados a partir de diferentes referenciais e as relações entre eles sejam trabalhadas sob perspectivas que abranjam esferas culturais, sociais, profissionais, pedagógicas, de forma a ressaltar a polissemia desses termos e relações.
Partimos do entendimento de que a formação é um processo que nos constitui, processo que se inicia em nossos primeiros contatos com o mundo circundante e que se desenvolve “[…] na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” (Lei n. 9.394, 1996), como bem define a lei maior da educação brasileira, a LDB promulgada em 1996.
Essa abrangência do espectro conceitual da formação permitiu, nesta obra, abordá-la desde o âmbito enraizado da cultura até o tratamento dos saberes profissionais, sem perder de vista o caráter processual da formação, aqui tratada do ponto de vista “gadameriano” de que “tudo que ela [a formação] assimila, nela desabrocha”, com a ressalva de que, na formação aquilo que foi assimilado não é como um meio que perdeu sua função: “Antes, nada desaparece na formação adquirida, mas tudo é preservado”.
Uma vez posta à indistinção dos “mundos” da cultura, da escolarização e do trabalho para a realização de percursos formativos, procuramos tematizar a formação tanto pela incursão em uma abordagem mais ontológica, que descreve a condição de ser/estar no mundo como por meio de estudos sobre a realização de formações profissionais, abrangendo tanto os espaços pedagógicos das instituições escolares, tendo o currículo como um “dispositivo de formação”, como os espaços de trabalho.
Os temas que compõem a trama textual em seu conjunto representam resultados de estudos de pesquisadores nacionais e estrangeiros, ressaltando aspectos diferenciados da formação, mas tendo como elemento unificador a visão da experiência como um componente fundamental para sua realização. Dada à centralidade assumida pela experiência – não propriamente na visão de acúmulo de saberes, mas na de possibilidade de atualizações constantes desses saberes que são mobilizados nos diversos espaços educativos – a proposta fundamental do texto é de empreender uma (re)valorização epistemológica desse conceito.
Currículo, Formação E Saberes Profissionais
- Educação, Filosofia, Psicologia
- 10 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.