Que ações desenvolve o professor concretamente no exercício de sua profissão, no ato de ensinar? Através de quais formas e reformas podemos contar a história do ensino no Brasil?
No intuito de responder a estas questões, de levantar estudos e relatos sobre experiências no ensino, sobre pesquisas em diversos tipos de ensino foi que começamos esta coleção. Pensamos ser importante este espaço para coletarmos informações, dados, fontes, termos massa crítica para elaborarmos histórias do ensino no Brasil.
Igualmente, gostaríamos de registrar memórias de vidas que cruzaram o chão da escola, ou daquelas que ‘desasnaram a meninada’ ou ainda daquelas que aprenderam fora dos muros escolares, todas que com sua história ajudem a contar – e a lembrar – o que é aprender/ensinar em cada época da sociedade brasileira.
Podemos ampliar as palavras sobre alfabetização de Márcia Cabral da Silva quando afirma “partindo da premissa de que o ato da leitura é histórica e socialmente construído, quais os mediadores relevantes naquele processo?”, para qualquer ato de ensino. Assim sendo, podemos nos questionar também a propósito de quais mediadores são relevantes no ensino, considerando que é histórica e socialmente construído?
Como questões sociais, econômicas e políticas interferiram e interferem no sistema de ensino? Como questões étnicas, culturais, religiosas, de gênero intervêm no ato de ensinar? De que forma os agentes encarregados de ensinar modificam ou se apropriam da ação de ensinar?
Dessa forma, para a elaboração da Coleção Histórias de ensinos no Brasil contamos com textos sobre agentes da ação de ensinar (e aprender) individuais: professores, leigos, e alunos, como, por exemplo, Graciliano Ramos que nos relata em forma magistral o início de sua aprendizagem (e ensino); sobre Memória institucional, ou seja, relatos sobre estabelecimentos de ensino que possibilitam reconstituir lugares de ensino; sobre agentes representantes de grupos, como por exemplo, da Igreja, do Estado que permitem acompanhar as ações governamentais na implementação de um sistema de ensino, quer público, quer particular.
Histórias De Ensinos No Brasil Vol. II
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