A Região Metropolitana de Curitiba vem mantendo elevadas taxas de crescimento populacional do país, originando graves problemas relativos ao solo urbano, como a polarização do espaço curitibano, devido à valorização imobiliária da terra e consequente periferização como opção para as camadas mais pobres.
Caracteriza-se, assim, uma forte segregação socioespacial, com inúmeras áreas de risco sendo ocupadas por populações de alta vulnerabilidade social. As áreas de risco localizadas próximas aos leitos dos rios estão sujeitas às inundações periódicas, que ocorrem por ocasião de episódios de chuvas concentrados.
Ao se tratar de tais eventos e seus impactos em Curitiba, destacando-se as inundações e suas consequências em áreas do bairro Cajuru, contribui-se para fornecer subsídios ao planejamento urbano e à qualidade de vida dos moradores do referido bairro.
As áreas de risco de inundações do bairro Cajuru passaram por um processo de urbanização, com alargamento do rio Atuba, implantação de sistemas de drenagem mais adequados para os escoamentos da água pluvial, remoção das populações das áreas de maior risco, o que melhorou consideravelmente as condições de vida da população que lá reside, embora o problema ainda não tenha sido definitivamente solucionado.
Assim, o presente tema, cujas questões envolvem relações entre sociedade e natureza, tem sido palco de discussões em diversas áreas do conhecimento, e um tratamento interdisciplinar pode ser fundamental para maior conhecimento e tratamento de problemas que envolvem inundações, risco e vulnerabilidade socioambiental em ambiente urbano.
Os estudos sobre os impactos das precipitações, temática de interesse de pesquisadores do clima das cidades e de outros estudiosos do ambiente urbano – geógrafos, engenheiros sanitaristas, arquitetos e urbanistas em geral –, têm um grande significado nas áreas urbanas, principalmente pela possibilidade de serem relacionados às inundações, que vêm causando, a cada ano, sérios prejuízos à população, principalmente àquela localizada próxima aos leitos dos rios.
Os impactos pluviais podem ser, na maioria das vezes, enquadrados na categoria de eventos naturais extremos ou desastres naturais, dependendo de sua magnitude e extensão espacial. Os decretos de emergência adotados com muita frequência em vários municípios das diversas regiões brasileiras configuram essa situação.
Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante
e ganhe esta camisa ou escolha outros dos
nossos brindes.