
A produção acadêmica, principalmente na área das Ciências Humanas, Letras e Artes tem dado destaque ao conhecimento da cultura das populações, da construção do cotidiano com suas práticas e saberes, em busca das especificidades locais e regionais.
Esses estudos dão visibilidade às identidades culturais dos sujeitos a partir das relações estabelecidas na realidade circundante.
A sociedade brasileira, desde o início da colonização, foi organizada política e socialmente, formada por grupos étnico-culturais distintos, tendo os povos indígenas nativos, os conquistadores portugueses brancos, além de grupos africanos trazidos pelo sistema de escravidão.
Os processos culturais e simbólicos se estabeleceram em um projeto de conquista que buscou moldar novas características na sociedade brasileira, entre as quais se destacam a arte e a religiosidade.
Os estudos, aqui apresentados, possibilitam diferentes análises da construção da sociedade brasileira e dos seus processos identitários em espaços e tempo distintos.
O livro Arte e Religiosidades: (Re)Construções De Espaços, Imaginários E Rituais é fruto do interesse pelo ensino e pesquisa sobre Arte e Religiosidade, de um grupo de professores e pesquisadores de diversas instituições universitárias.
No Brasil, o catolicismo romano, como religião dominante, impôs um ideal da igreja reformada, entretanto, surgiram espaços híbridos à cultura de grupos étnicos, que possibilitaram manifestações distintas de religiosidades.
Os grupos africanos e os seus descendentes encontraram meios de manifestações culturais, incorporando na religião as suas entidades às imagens de cultos católicos.
A cultura e a arte envolvem os seres humanos em contextos sócio-históricos, de forma a permitir a adaptação e comunicação do indivíduo ao meio social e natural em que vive e não pode ser julgada a partir da história de outras culturas, contribuindo assim para o conceito de diversidade cultural.
A dimensão cultural assume, hoje, um caráter central nas discussões acadêmicas da contemporaneidade e esta publicação agrega estudos sobre arte, devoções, festas populares, identidades, sobrevivências, de caráter interdisciplinar ao tratar do tema Arte e Religiosidade sob diferentes olhares.











