A Construção Do Perfil Do Assistente Social No Cenário Educacional

A proposta de A Construção Do Perfil Do Assistente Social No Cenário Educacional consiste em conhecer e compreender o trabalho do Serviço Social na Educação brasileira para explicar o percurso do trabalho desenvolvido pelo Serviço Social, desde 2003 na Secretaria de Educação da cidade de Barretos/SP.


O estudo sobre a atuação do Serviço Social na Educação e o perfil profissional no cenário educacional, com olhar para o trabalho desenvolvido no município de Barretos, vem responder à curiosidade científica da pesquisadora em desvendar o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social nessa política social garantida como direito social a todo cidadão e o objeto de estudo e intervenção dos assistentes sociais desde a origem da profissão no início do século XX.
A preocupação em torno da não efetivação da educação como um direito social garantido a todas as crianças, a adolescentes e jovens de baixa renda do País, justifica-se, inicialmente, pela inquietude da pesquisadora, desde o início de sua atuação profissional, durante esses 20 anos, com crianças e adolescentes e suas famílias, em vários projetos socioeducativos de diferentes municípios brasileiros onde a pesquisadora morou, culminando em sua atuação como conselheira tutelar na gestão 1999 a 2002, no município de Barretos/SP. Esse trabalho despertou o interesse pelo estudo sobre essa temática, a educação, vindo se concretizar com o trabalho de mestrado, sobre a análise da atuação do Conselho Tutelar frente à evasão escolar de adolescentes no município de Barretos/SP, no ano de 2003.
A experiência da pesquisadora, no órgão municipal, colocou-a frente ao sério questionamento da educação, como afirma Demo, "[...] deparamo-nos com um povo que não sabe pensar, escrever nem tão pouco ler a realidade politicamente, impedindo de tornar-se sujeito da história". Tantos adolescentes e jovens sem perspectiva de vida, sem uma carreira profissional de sucesso e sem formação acadêmica.
Diante dessas interrogações e apelos profissionais, surgiu junto à enriquecedora sugestão da Banca Examinadora de Mestrado, a proposta de continuar a pesquisa na área da educação, culminando nesse estudo. Assim, acredita-se que, nessa tarefa da educação como responsabilidade do Estado, das instituições escolares e da sociedade em geral, inserem-se o pensamento e a ação interdisciplinar, ressaltando-se o compromisso fundamental do trabalhador social, ou seja, do assistente social nesse trabalho.

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A preocupação em torno da não efetivação da educação como um direito social garantido a todas as crianças, a adolescentes e jovens de baixa renda do País, justifica-se, inicialmente, pela inquietude da pesquisadora, desde o início de sua atuação profissional, durante esses 20 anos, com crianças e adolescentes e suas famílias, em vários projetos socioeducativos de diferentes municípios brasileiros onde a pesquisadora morou, culminando em sua atuação como conselheira tutelar na gestão 1999 a 2002, no município de Barretos/SP. Esse trabalho despertou o interesse pelo estudo sobre essa temática, a educação, vindo se concretizar com o trabalho de mestrado, sobre a análise da atuação do Conselho Tutelar frente à evasão escolar de adolescentes no município de Barretos/SP, no ano de 2003.
A experiência da pesquisadora, no órgão municipal, colocou-a frente ao sério questionamento da educação, como afirma Demo, “[…] deparamo-nos com um povo que não sabe pensar, escrever nem tão pouco ler a realidade politicamente, impedindo de tornar-se sujeito da história”. Tantos adolescentes e jovens sem perspectiva de vida, sem uma carreira profissional de sucesso e sem formação acadêmica.
Diante dessas interrogações e apelos profissionais, surgiu junto à enriquecedora sugestão da Banca Examinadora de Mestrado, a proposta de continuar a pesquisa na área da educação, culminando nesse estudo. Assim, acredita-se que, nessa tarefa da educação como responsabilidade do Estado, das instituições escolares e da sociedade em geral, inserem-se o pensamento e a ação interdisciplinar, ressaltando-se o compromisso fundamental do trabalhador social, ou seja, do assistente social nesse trabalho.

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