
No primeiro volume da Coleção Cotidiano E Currículo Na Educação Básica, intitulado Produtos E Relatos De Egressos, foram reunidos textos que apresentam o desenvolvimento e a aplicação de produtos educacionais desenvolvidos por egressas/os e professoras/es do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp), unidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Assim como as/os docentes e mestrandas/os do Programa têm formação e pesquisam em diferentes áreas do conhecimento, esta publicação agrega o desenvolvimento de produtos e a produção de conhecimento em perspectiva multidisciplinar. Espera-se que esses produtos sejam replicáveis e amplamente utilizados por estudantes e professoras/es, atinjam um grande número de pessoas e possam ser articulados com práticas educativas de profissionais em diferentes áreas.
Cotidiano E Currículo Na Educação Básica reúne quinze capítulos, sendo treze de autoria de egressos e de docentes do PPGEB/UERJ, que tratam dos produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do Programa, suas aplicações e possíveis desdobramentos. Um capítulo, de autoria de docentes do Programa, trata de aspectos dos produtos educacionais na área de Ensino e neste Programa; outro é resultado de desenvolvimento de um produto na disciplina “Por uma didática intercultural – lidar com a diferença na Escola”, oferecida no Programa.
Os capítulos foram agrupados em quatro partes, de acordo com as temáticas: Pensando a Educação Inclusiva e a Educação de Jovens e Adultos na Escola, Abordagens Multidisciplinares para o Ensino de Ciências e Matemática, Sobre Linguagens e Perspectivas de Gênero e Tecnologias Educacionais para o Ensino Fundamental.
Todos os temas abordados, da Educação Inclusiva à Educação de Jovens e Adultos, das abordagens multidisciplinares para o ensino de Ciências e Matemática às propostas sobre linguagens, das perspectivas de gênero às tecnologias educacionais, os diversos capítulos registram inovações embasadas em reflexões geradas no chão da escola.
