
O processo de formação de leitores atualmente precisa ser ampliado e aprofundado. Crianças e jovens têm acesso a textos apresentados em diferentes suportes, vivenciam linguagens as mais distintas, têm domínio de tecnologias e assumem atitudes de isolacionismo presencial em confronto com a comunicação universal que estabelecem em meio virtual.
Os adultos, na família ou na escola, precisam observar esses comportamentos, com o intuito de entendê-los e buscar caminhos de aproximação com os pequenos e jovens leitores em formação.
Essa realidade impõe o desencadeamento de ações de leitura que possam viabilizar a transformação de pais e professores em leitores. Essa necessidade não significa o contato apenas com textos simples, informativos, sem preocupação com a linguagem.
Há que se inserir textos literários, inclusive canônicos e clássicos, para desenvolver o gosto por textos que se distanciam da linguagem de comunicação usada diuturnamente.
A formação leitora tem efeitos na construção de novos leitores. Em relação aos jovens, precisa-se reconhecer que são leitores de outras leituras, distantes das indicadas pela escola.
Há que se percorrer uma direção contrária nesse processo: adultos, entre os quais pais e professores, precisam conhecer as preferências de leitura dos jovens, para entendê-las e, na sequência, avaliar as possibilidades de contribuir com a indicação de outras leituras no âmbito da produção canônica e ou clássica.
No papel de mediadores, assumem o compromisso de cotejar as propostas da escola com as escolhas dos jovens. Mudaram-se os tempos. O domínio da tecnologia da informação e da comunicação desenvolve autonomia nessas escolhas e amplia o universo a que têm acesso os jovens leitores.
Nesse sentido, o Projeto Livro do Mês, promoção conjunta entre a Universidade de Passo Fundo, a Prefeitura Municipal, a 7ª Coordenadoria Regional de Educação e o Sesc/Passo Fundo, busca atingir as preferências e as necessidades de leitura de jovens que frequentam a escola e a universidade, mas que se distanciam das propostas de leitura feitas nessas instituições de ensino.
