
Audiovisual Experimental: Arqueologias, Diálogos, Desdobramentos compila artigos sobre a maneira como as linguagens audiovisuais vêm se relacionado com o contemporâneo, introduzindo temas como arqueologia das mídias e pós-digital.
Discussões sobre como acontecem as relações entre artes visuais e música, arte sonora e arquitetura, live cinema, montagem e estéticas de banco-de-dados, aparecem ao lado de reflexões sobre mudanças na percepção e na cultura resultantes do amplo uso de processos eletrônicos, e especialmente digitais na vida contemporânea.
Cada um dos autores aborda um aspecto do amplo universo de modificações porque o mundo contemporâneo vem passando. Os diversos recortes levam a um mosaico sobre os modos como acontecem hoje em dia os processos audiovisuais.
O livro reúne textos de Wolfgang Ernst, Sandra Naumann, Clayton Policarpo, Sergio Basbaum, Patrícia Moran, Pollyana Ferrari, Natália Aly, Daniela Dini, Carlos Eduardo Tsuda e Rodrigo Gontijo.
Para não restringir o tema apenas às questões mais voltadas aos traquejos do audiovisual dentro de discussões como arqueologia das mídias e pós-digital, os autores se preocuparam em oferecer aos leitores desdobramentos destes assuntos, ampliando o campo de visão no que se refere aos estudos contemporâneos que mesclam artes visuais, audiovisual e estudos de linguagem e mídia em sentido mais amplo.
Em face a esta diversidade, e procurando estabelecer um recorte a partir das experimentações que usam som e imagem em movimento, o volume mapeia um pouco do pensamento recente sobre o modo como as linguagens audiovisuais vêm se reconfigurando e se irradiando para além de seu escopo inicial – como é desenvolvido em Extremidades do Vídeo, livro de Christine Mello que mapeou de forma ampla as desconstruções, contaminações e compartilhamentos do audiovisual contemporâneo.
A crítica contemporânea costuma estabelecer um consenso em torno do ponto de vista de que o “o vídeo esta hoje em todos os lugares, generalizado sob a designação mais ampla de audiovisual”, conforme observa Arlindo Machado no prefácio do volume em questão.
