Discurso Religioso E Heteronormatividade

Discurso Religioso E Heteronormatividade aborda um tema bastante oportuno, atual e constitutivo da agenda de discussões do mundo contemporâneo.

Trata-se de uma investigação rica e bem acabada, nos aspectos teóricos e analíticos ao abordar um tema bastante oportuno, atual e constitutivo da agenda de discussões do mundo contemporâneo: a questão da heteronormatividade no discurso (litúrgico) da Igreja Católica.

Como Althusser já apontou, a Igreja é um aparelho ideológico do Estado, que interpela os indivíduos em sujeitos. Assim, a Igreja tem papel na formação do sujeito e de seus modos de existir no mundo, alcançando, com sua ideologia heteronormativa, aspectos da intimidade do sujeito em sua família e sua sexualidade. Mas não são apenas ideologias no sentido de conjunto de ideias ou explicações sobre o mundo.

Althusser também apontou que a ideologia é uma prática que se realiza (e se ritualiza) dentro de instituições como a Igreja. Assim, o ritual litúrgico do casamento pode ser visto como esse processo assujeitado, que Foucault descreve através da disciplinarização, conceito sobre o qual este livro também se detém.

Partindo da hipótese de que “…a heteronormatividade é um centro organizador da liturgia matrimonial católica: alicerce sobre o qual está construída toda a estrutura simbólica (significativa) da cerimônia e fim social para o qual se destina”, Matos argumenta que este é o motivo pelo qual “…ela está presente não apenas na relação fundamental que é tematizada no ritual, isto é, o vínculo afetivo e sexual estabelecido por um homem e uma mulher, mas no modo como esse vínculo é representado: uma aliança singular, universal e eterna, a única capaz de materializar o amor esponsal entre sujeitos humanos, por ser essa a vontade do Deus-Sujeito”.

O leitor que pouco conhece o discurso religioso também encontrará um grande apoio para a compreensão dos estudos sobre discurso religioso (e seu aspecto litúrgico) feito por outros autores.

Sendo um trabalho de análise do discurso, este volume se detém sobre o Ritual do Matrimônio em mais de uma versão, procurando compreender os sentidos nele presentes.

Como afirma o autor: “…procurando mostrar a materialização da heteronormatividade nas formas litúrgicas desse ritual, tanto no que diz respeito à sua superfície linguística quanto no tocante ao seu modo de funcionamento discursivo”.

O livro trata, ainda, da relação entre o espiritual e o temporal, aspecto essencial do discurso religioso, pois a Igreja realiza a mediação entre esses planos e, esse processo de mediação não é sem relação com a heteronormatividade da liturgia do casamento e do discurso religioso como um todo.

Uma conclusão é que a Igreja desempenha um papel autoritário na vida social silenciando outros discursos e outras formas possíveis do matrimônio e da vida afetiva, impondo a heterossexualidade como única via possível.

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Discurso Religioso E Heteronormatividade aborda um tema bastante oportuno, atual e constitutivo da agenda de discussões do mundo contemporâneo.

Trata-se de uma investigação rica e bem acabada, nos aspectos teóricos e analíticos ao abordar um tema bastante oportuno, atual e constitutivo da agenda de discussões do mundo contemporâneo: a questão da heteronormatividade no discurso (litúrgico) da Igreja Católica.

Como Althusser já apontou, a Igreja é um aparelho ideológico do Estado, que interpela os indivíduos em sujeitos. Assim, a Igreja tem papel na formação do sujeito e de seus modos de existir no mundo, alcançando, com sua ideologia heteronormativa, aspectos da intimidade do sujeito em sua família e sua sexualidade. Mas não são apenas ideologias no sentido de conjunto de ideias ou explicações sobre o mundo.

Althusser também apontou que a ideologia é uma prática que se realiza (e se ritualiza) dentro de instituições como a Igreja. Assim, o ritual litúrgico do casamento pode ser visto como esse processo assujeitado, que Foucault descreve através da disciplinarização, conceito sobre o qual este livro também se detém.

Partindo da hipótese de que “…a heteronormatividade é um centro organizador da liturgia matrimonial católica: alicerce sobre o qual está construída toda a estrutura simbólica (significativa) da cerimônia e fim social para o qual se destina”, Matos argumenta que este é o motivo pelo qual “…ela está presente não apenas na relação fundamental que é tematizada no ritual, isto é, o vínculo afetivo e sexual estabelecido por um homem e uma mulher, mas no modo como esse vínculo é representado: uma aliança singular, universal e eterna, a única capaz de materializar o amor esponsal entre sujeitos humanos, por ser essa a vontade do Deus-Sujeito”.

O leitor que pouco conhece o discurso religioso também encontrará um grande apoio para a compreensão dos estudos sobre discurso religioso (e seu aspecto litúrgico) feito por outros autores.

Sendo um trabalho de análise do discurso, este volume se detém sobre o Ritual do Matrimônio em mais de uma versão, procurando compreender os sentidos nele presentes.

Como afirma o autor: “…procurando mostrar a materialização da heteronormatividade nas formas litúrgicas desse ritual, tanto no que diz respeito à sua superfície linguística quanto no tocante ao seu modo de funcionamento discursivo”.

O livro trata, ainda, da relação entre o espiritual e o temporal, aspecto essencial do discurso religioso, pois a Igreja realiza a mediação entre esses planos e, esse processo de mediação não é sem relação com a heteronormatividade da liturgia do casamento e do discurso religioso como um todo.

Uma conclusão é que a Igreja desempenha um papel autoritário na vida social silenciando outros discursos e outras formas possíveis do matrimônio e da vida afetiva, impondo a heterossexualidade como única via possível.

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