
A inovação depende de vários fatores, como políticas governamentais, incentivos, ambientes propícios, articulação entre vários agentes, agências de fomento e também de como as empresas gerenciam o processo de desenvolvimento de produtos e serviços.
Assim como os modelos servem para guiar e unificar a visão no desenvolvimento de produtos tradicionais, a inovação deve ser vista como um processo, com etapas e ferramentas que auxiliam a implantação e a operacionalização das ideias.
O processo de inovação é considerado o principal motor que impulsiona o crescimento econômico. Entender esse processo é o ponto chave para o sucesso de um país e o futuro de suas empresas
Abordagens Para A Criação De Valor Na Inovação foi elaborado de forma a conduzir o leitor numa perspectiva evolutiva, apresentando inicialmente uma visão histórica das abordagens metodológicas empregadas nos projetos de inovação para,
na sequência, enfatizar as abordagens que lidam com a proposição de valor assim categorizadas: abordagens de valor para descoberta (Value Discovery); abordagens de valor para criação de valor (Value Creation) e abordagens de valor para entrega de valor (Value Deliverable/Value Deliver).
As abordagens metodológicas voltadas à inovação sofreram alterações ao longo do tempo, como reflexo crescente da importância da inovação para a sobrevivência das empresas.
Por ser um processo orgânico e fortemente vinculado à cultura, às características de negócio e ao porte das empresas, estas organizações apresentam diferentes níveis de maturidade em relação às abordagens de inovação – algumas apresentando processos não sistematizados, ao passo que outras têm processos altamente estruturados.
Considerando a conjuntura da maturidade e os modelos referenciais, as abordagens de inovação têm ocupado papel norteador para o empreendedor, permitindo que engenheiros e designers intervenham nos processos para fins de padronização e melhoria dos mesmos.
Abordagens Para A Criação De Valor Na Inovação se encaixa no contexto de prover os profissionais de engenharia e de design com instrumentos de suporte para o amadurecimento dos negócios em termos de inovação. A adoção de ferramentas e práticas gerenciais costuma facilitar o processo de inovação nas organizações.
Mais recentemente a descoberta, a criação e a entrega de valor foram sistematizadas por meio de abordagens metodológicas. Estas abordagens são tratadas com clareza e objetividade neste livro, e se constituem em instrumentos tanto na mão de projetistas quanto de empreendedores interessados na inovação.
